Transportes Metropolitanos: Metrô tem disponível novo equipamento de segurança

São 70 lanternas de cabeça, compradas por licitação e distribuídas pelas 52 estações

qua, 16/06/2004 - 14h25 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo tem disponível um novo equipamento de segurança para uso em casos emergenciais, como problemas nos equipamentos dos trens, queda de objetos ou incidentes envolvendo usuários na via. São 70 lanternas de cabeça, compradas por licitação e distribuídas pelas 52 estações, das quatro linhas metroviárias.

A lanterna é uma ferramenta que, presa na cabeça dos funcionários do Metrô por intermédio de uma alça de fixação elástica, deixará livres as mãos para manuseio de outras ferramentas operacionais facilitando o resgate de objetos ou usuários .

A utilização dessa lanterna tem a finalidade de aumentar a segurança da operação e agilizar a solução de problemas nos trens. A retirada de um objeto na via, por exemplo, leva em média 2 minutos, tempo que deverá diminuir com a adoção do novo equipamento. Todos os 3,5 mil funcionários do quadro operativo do Metrô, agentes de estação e de segurança e operadores de trem, estão habilitados para utilizá-la.

Ferramentas Operacionais

Além da lanterna de cabeça, o Metrô dispõe de outros equipamentos de segurança operacional. Todas as estações têm macas para atendimento de primeiros-socorros, pegador de objetos na via, o cambão, que é um gancho para captura de animais, e vestimentas impermeáveis usadas na atuação em trechos fora dos túneis quando está chovendo.

‘Seguindo a premissa do Governo do Estado de prestar um serviço de qualidade ao cidadão, o Metrô tomará sempre iniciativas para melhorar ainda mais a segurança da operação comercial’, destaca Decio Tambelli, Diretor de Operação da Companhia.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)