Transportes Metropolitanos: Metrô renova frota de veículos de manutenção e segurança

Aquisição será por meio de pregão presencial, nesta quinta-feira, dia 25

qua, 24/11/2004 - 10h34 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô realizará nesta quinta-feira, dia 25, às 9h30, mais um pregão presencial para a aquisição de 13 novos veículos. O objetivo é substituir a atual frota de veículos, fabricados em 1988, utilizados pelo corpo de segurança e por equipes de manutenção estratégica de restabelecimento de serviços operacionais.

A renovação da frota atual, além de gerar economia para a empresa, ao reduzir o custo de manutenção dos veículos, irá proporcionar maior agilidade às equipes de segurança e manutenção no atendimento de ocorrências operacionais.

Disponíveis em período integral (24 horas), nas linhas 1- Azul (Jabaquara -Tucuruvi), 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), os veículos de manutenção do Metrô são equipados com dispositivos e equipamentos como kits para atendimento em caso de enchente e kits de talas para reparar trincas de trilhos.

Esses veículos possibilitam também o deslocamento de equipes da manutenção para o pronto estabelecimento dos serviços em caso de falhas em sistemas de sinalização de trens, bloqueios, telefonia, CFTV (monitores nas plataformas), PA ( mensagens sonoras nas estações ), escadas rolantes e iluminação das estações.

Renovação começou em julho

A renovação da frota de veículos da Manutenção do Metrô teve início em julho. Na ocasião, durante outro pregão presencial, a Companhia adquiriu três pick-ups equipadas com baú especial, veículos adaptados que permitem o acondicionamento de materiais sobressalentes, como degraus de escadas rolantes e lâmpadas, por exemplo.

Esses três primeiros veículos adquiridos pelo Metrô já foram entregues no Pátio Jabaquara, no último dia nove. Eles ficam estrategicamente distribuídos nas bases da manutenção das estações Paraíso, Vila Madalena e Tiradentes.

Nesse próximo pregão, a modernização desta frota prossegue, já que está prevista a aquisição de outros quatro veículos do tipo pick-up, equipadas com cabine dupla, para uso operacional pelas equipes de manutenção preventiva e corretiva dos sistemas elétrico, eletrônico, mecânico e civil da empresa.

Outra área da Companhia que terá sua frota renovada é a Segurança. Durante o pregão de quinta-feira, também serão adquiridos nove veículos tipo Perua, versão patrulheiro/ ambulância, para utilização dos agentes de segurança do Metrô nas estações.

O edital completo deste Pregão está à disposição dos interessados, no setor de Protocolo da Gerência de Contratações e Compras, na rua Boa Vista, 175, segundo andar, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(LRK)