Transportes Metropolitanos: Metrô registra economia de 15,7% no consumo de água

Após a implantação de medidas para redução de gastos, foi registrada redução de seis mil m³

qua, 19/11/2003 - 13h48 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô, empresa vinculada ao Governo do Estado, consciente do seu papel de empresa pública responsável, registrou em outubro, comparada à média mensal apontada em 2002, uma economia de 15,7% em seu consumo de água.

No último ano, o Metrô utilizou, por mês, em média, cerca de 29.913 m³ de água. No mês passado, após a implantação de várias medidas para redução de gastos, o consumo de água registrado foi de 23.903 m³, ou seja, 6.010 m³ a menos.

‘Estamos dando um exemplo de que é possível utilizar a água de forma mais racional e responsável’, comenta Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Entre as medidas implantadas pela Companhia – e que não ocasionaram nenhuma perda de qualidade dos serviços prestados aos usuários – estão: mudanças no processo de lavagem e limpeza dos trens, terminais, estações e serviços de jardinagem.

As composições do Metrô, que eram lavadas, externamente, a cada sete dias, passaram a ser lavadas quinzenalmente. A limpeza interna dos vagões é feita diariamente por meio de vassouras e baldes.

Nas estações e terminais, a limpeza, preferencialmente, passou a ser feita por meio de varrições. Nesses locais, lavações só estão sendo executadas se a situação assim exigir.

Nos jardins e gramados das estações e de outras áreas da Companhia, as irrigações vem sendo feitas entre às 7h00 e 9h00, somente nos dias em que não tenha chovido na véspera.

Além dessas medidas, o Metrô afixou cartazes junto aos sanitários públicos solicitando a colaboração dos usuários para economizar no consumo de água.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô