Transportes Metropolitanos: Metrô recebe certificação de qualidade em todas as áreas

Premiação será nesta terça-feira, dia 20

seg, 19/05/2003 - 17h59 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 20, o Metrô de São Paulo torna-se o segundo do mundo a ter todas as linhas certificadas pela norma NBR ISO 9001, versão 2000. O Metrô de Hong Kong também já foi contemplado nessa versão, voltada para padrões de qualidade na produção de serviços que visam atender a satisfação dos clientes.

A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) foi a primeira a receber certificação em ‘Planejamento, Gerenciamento e Prestação de Serviços’, num processo que começou em 2001 e terminou em setembro de 2002. Posteriormente, foi criado um comitê com a missão de estender tal certificação para as outras linhas do sistema.

Após auditoria da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, a NBR ISO 9001/2000 foi confirmada para as linhas 2-Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze). A ampliação do Sistema de Gestão da Qualidade exigiu treinamento e conscientização de cerca de 4 mil empregados, em 103 postos de trabalho.

Todo o processo de implantação foi fundamentado na perspectiva do usuário, ou seja, como ele vê o Metrô, desde a estação de origem até a estação de destino, considerando-se sua entrada na estação, aquisição do bilhete, embarque, viagem, segurança operacional, segurança pública e o atendimento que irá receber durante sua permanência no sistema.

Essa é mais uma ação do Metrô, empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, integrando a diretriz de Prestação de Serviços de Qualidade, do Governo do Estado de São Paulo.

Participam do evento o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, do presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Carlos David, do diretor de Operação do Metrô, Decio Tambelli, e do diretor de Certificação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, José Joaquim do Amaral Ferreira.

Data: terça-feira, dia 20
Horário: 16h30
Local: Golden Tulip Paulista Plaza – Alameda Santos, 85 – Jardins

Departamento de Imprensa do Metrô
C.A