Transportes Metropolitanos: Metrô realiza simulado de incêndio na Estação Ana Rosa

Simulação será realizado nesta quinta-feira, dia 7

qui, 07/08/2003 - 9h00 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 7, às 10h45, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) realizará mais um simulado de incêndio e salvamento na Estação Ana Rosa, da Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi)

O roteiro do simulado prevê que uma falha no sistema de alimentação elétrica acione automaticamente o equipamento Grupo Gerador Diesel (GGD), para manter as funções essenciais da estação, (funcionamento da linha de bloqueios, do sistema de mensagens sonoras, do circuito fechado de tv e a iluminação de emergência ). Um superaquecimento deixará o GGD inoperante. Com isso a estação perderá a iluminação de emergência e um princípio de incêndio será notado pela ocorrência de fumaça.

De imediato, a Brigada de Incêndio da Estação passa a atuar e o Corpo de Bombeiros será acionado às 10h47. Pelo roteiro, os soldados deverão levar cinco minutos para chegar à estação e trabalhar em conjunto com os funcionários. Das cinco vítimas, três feridos leves e dois feridos graves, quatro serão retiradas pelos agentes de segurança da empresa e uma pelos bombeiros.

A normalização do sistema, segundo a Coordenação do exercício, será as 10h47.

Um convênio firmado em 1988 enter o Metrô e o Corpo de Bombeiros já possibilitou, até o momento, a realização de 18 simulados. Atualmente, o Metrô conta com cerca de cinco mil funcionários treinados, que compõe as brigadas de incêndio das estações, pátios e prédios administrativos.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)