Transportes Metropolitanos: Metrô realiza simulado de incêndio e salvamento de 2005

Simulado será realizado nesta quinta-feira, dia 7, na Estação Marechal Deodoro

qua, 06/04/2005 - 19h57 | Do Portal do Governo

O Metrô realiza nesta quinta-feira, dia 7, às 10h45, na estação Marechal Deodoro, da Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), o seu primeiro simulado de incêndio e salvamento de 2005, o 24° já realizado em uma de suas estações.

O simulado terá a participação conjunta da Brigada de Emergência do Metrô, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da SPTrans. Para a realização do exercício, foi programada a simulação de um curto-circuito num dos transformadores de energia da estação Marechal Deodoro, o que provocará uma explosão, seguida de muita fumaça no local.

Para gerar a explosão, o Metrô utilizará uma bomba de efeito moral. Já a fumaça será provocada por meio de uma máquina portátil de geração de fumaça.

Roteiro do Simulado

De acordo com o roteiro, às 10h45, momento inicial da ocorrência, dois funcionários da manutenção da Companhia que se encontram no local da explosão e alguns usuários que estarão na plataforma desta estação, todos eles representados por figurantes, serão vitimados pelo acidente e sofrerão queimaduras, asfixiamento e mal-súbito. Todos eles serão socorridos pelos bombeiros e por agentes de segurança do Metrô.

No momento da ocorrência, o Centro de Controle Operacional do Metrô deverá manter um trem parado na plataforma da estação República durante cerca de seis minutos, das 10h45 às 10h51.

Já os funcionários da estação Marechal Deodoro, após a constatação do princípio de incêndio, deverão reunir a sua Brigada de Emergência para tomar algumas medidas, entre elas, a emissão de mensagens sonoras para os usuários e o fechamento da linha de bloqueios da estação por alguns instantes.

A previsão é de que toda esta movimentação dure cerca de dez minutos e logo após a realização do simulado, o Metrô e o Corpo de Bombeiros avaliarão o exercício realizado. Antes do seu início, os usuários do Metrô serão informados sobre esse simulado por meio do sistema de som de todas as 52 estações do sistema metroviário e nos trens em circulação, além de cartazes, faixas e banners.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa