Transportes Metropolitanos: Metrô realiza primeira detonação controlada nas obras da Linha 4-Amarela

Será hoje, às 9 horas, no bairro do Butantã

ter, 11/01/2005 - 8h17 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 11, às 9h, o Consórcio Via Amarela, responsável pela construção das vias e estações da Linha 4-Amarela do Metrô, realiza, com acompanhamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a primeira detonação controlada para desmonte de rocha no poço de serviço Valdemar Ferreira, no bairro do Butantã.

A medida, já prevista pelos técnicos da Companhia do Metrô, é devida à presença de rocha nas escavações que estão sendo executadas, desde agosto passado, no canteiro central da avenida de acesso à Universidade de São Paulo – USP, entre as futuras estações Butantã e Pinheiros da Linha 4.

Procedimentos de Segurança

Para garantir a segurança da população que estará nas imediações desta detonação controlada, a CET fará o fechamento do trânsito de veículos e de pedestres nas áreas próximas ao poço Valdemar Ferreira por três minutos.

O aviso sobre a detonação dos explosivos obedecerá a quatro toques de sirene: o primeiro será para interromper o trânsito; o segundo, um minuto após o primeiro, para fazer a verificação do isolamento da área; o terceiro, aviso para a detonação em 1 minuto; e finalmente, o quarto toque (após a explosão), para a liberação da área.

A recomendação dos técnicos é de que, após o primeiro toque da sirene, nenhuma pessoa transite nas áreas isoladas num raio de 100 metros. Além disso, janelas e portas de vidro de casas nesta área deverão ser mantidas abertas.

Os moradores das imediações da avenida Dr. Vital Brasil, rua Pirajussara, e rua Reação também devem manter as janelas abertas para evitar eventuais quebras de vidraças.

Com o objetivo de manter a segurança e a tranqüilidade da população
envolvida, o Metrô, em conjunto com a CET, Policia Militar e Defesa Civil, vem desenvolvendo, desde o final do ano passado, uma série de ações sobre este trabalho de detonação controlada, que incluem pesquisa domiciliar num raio de 250 metros do poço de serviço (para conhecer o perfil dos moradores e atividades desenvolvidas pelas empresas, estabelecimentos de ensino etc), distribuição de folhetos nas residências, feiras, supermercados e fixação de faixas de trânsito na avenida Valdemar Ferreira e seus principais cruzamentos.

O poço Valdemar Ferreira tem 12,5m de diâmetro, e atualmente encontra-se com 15m de profundidade. Quando estiver totalmente concluído, a sua base estará a 33m da superfície, e terá duas funções básicas: renovar o ar do túnel e oferecer alternativa de saída de passageiros, em situações de emergência.

Linha 4, a linha da integração

No momento, as obras da Linha 4 estão sendo desenvolvidas em mais quatro frentes de trabalho: poço de serviço Higienópolis e poço de serviço Cel. José Eusébio, no bairro da Consolação; estação Butantã, próximo à Cidade Universitária; e o pátio Vila Sônia, entre as avenida Francisco Morato e Eliseu de Almeida.

Com 12,8 quilômetros de vias e 11 estações (Morumbi, Três Poderes, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis, República e Luz), a linha 4 do Metrô integrará fisicamente todas as outras linhas em operação.

Na estação Paulista/Consolação, os usuários poderão transferir-se para a Linha 2; na estação República, para a Linha 3; e na estação Luz, para a Linha 1. A partir da futura estação Pinheiros da Linha 4, interligada à linha ‘C’ da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as pessoas poderão chegar, na estação Santo Amaro, à Linha 5 do Metrô, que opera entre o bairro de Capão Redondo e o Largo Treze, no centro de Santo Amaro.

Além da integração dos sistemas de alta capacidade (metrô e trem), a nova linha metroviária atenderá usuários e moradores de corredores viários e áreas densamente ocupadas, como as avenidas Francisco Morato, Rebouças, Faria Lima, Pinheiros, rua da Consolação, praça da República e Luz.

A previsão é que a primeira etapa da Linha 4, entre Butantã e Luz, inicie a operação comercial em 2008, com as cinco estações prioritárias (Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz). Nesta etapa estão previstas também a execução das obras civis e a implantação de sistemas básicos das estações Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(LRK)