Transportes Metropolitanos: Metrô realiza o primeiro simulado de incêndio de 2002

Será nesta quinta-feira, dia 16, na Estação Belém

ter, 14/05/2002 - 14h38 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, dia 16, às 10h30, será realizado na estação Belém do Metrô de São Paulo o primeiro simulado de incêndio de 2002. O objetivo é treinar os funcionários do metrô e possibilitar ao Corpo de Bombeiros conhecer as características do sistema metroviário. O treinamento visa também garantir a segurança dos usuários e a preservação do patrimônio público na eventualidade de situações de emergência.

Assim como os três simulados anteriores (realizados em 2001), este evento será durante a operação comercial. De acordo com o roteiro, quatro figurantes sofrerão ‘ferimentos leves ou mal-súbitos’ e serão atendidos pelos brigadistas da estação e uma vítima sofrerá ‘ferimentos graves’ sob a plataforma e será resgatada e atendida pelos Bombeiros.

Desta vez, uma das metas do Corpo de Bombeiros é a utilização de outro método para remoção da vítima: içar um dos feridos da plataforma até o mezanino da estação. Apesar do Metrô possuir escadas rolantes e fixas, além de elevadores para deficientes, que podem ser utilizados para retirada dos acidentados, a intenção do Corpo de Bombeiros e testar uma nova estratégia de remoção.

Um convênio firmado em 1988, entre o Corpo de Bombeiros e o Metrô, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, já possibilitou a realização de 12 simulados em estações até dezembro do ano passado.

Data: Quinta-feira, dia 16 de maio de 2002
Horário: 10h30
Local: Estação Belém do Metrô – Av. Alcântara Machado s/nº – São Paulo-SP

Nota: A Assessoria de Imprensa do Metrô solicita aos jornalistas interessados em fazer a cobertura do evento que cheguem ao local com 30 minutos de antecedência. Após o evento será realizada uma entrevista coletiva com representantes do Metrô e Corpo de Bombeiros.