Transportes Metropolitanos: Metrô realiza 1º simulado de atendimento de emergência cardiovascular

Evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 25, na estação Clínicas

qua, 20/04/2005 - 17h21 | Do Portal do Governo

Será realizado na próxima segunda-feira, dia 25, às 11 horas, na estação Clínicas, o primeiro simulado de atendimento de emergência cardiovascular com uso de desfibrilador no Metrô de São Paulo.

O exercício de prevenção da morte súbita provocada por problemas cardíacos, com ressuscitação cardiopulmonar da pessoa desfalecida, utilizando desfibrilador, será realizado na plataforma da estação Clínicas, com a participação de funcionários do Metrô, já treinados pelo InCor, e médicos-residentes do Instituto do Coração.

Na ocasião, o Metrô irá distribuir para o público folhetos informativos, com dicas importantes fornecidas pelo InCor, para auxílio eficaz a vítimas de doenças cardiovasculares em situação de desfalecimento.

Convênio Metrô – Incor

Esse simulado é a primeira ação prática do acordo firmado, na última segunda-feira, dia 18, entre a Companhia do Metrô e o Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Fundação Zerbini, para a transferência de conhecimento e tecnologia no uso de desfibriladores visando aprimorar o atendimento do Metrô a usuários em situações de emergência cardiovascular nas dependências metroviárias.

O convênio de cooperação técnica entre o Metrô e o InCor, com a duração de um ano, envolve investimento de R$ 145 mil, pela Companhia do Metrô, para os estudos de implantação do novo atendimento, com especificação técnica dos equipamentos a serem adquiridos e treinamento de cerca de 2500 metroviários.

A concretização da iniciativa atende à lei municipal nº 13.945, de 7 de janeiro deste ano, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de aparelho desfibrilador em locais que tenham concentração ou circulação média diária de 1500 pessoas ou mais.

A previsão da Companhia do Metrô é prestar esse tipo de atendimento emergencial nas estações ainda neste ano.

Prevenção da morte súbita com causas cardíacas

A morte súbita ocasionada por problemas cardíacos, informa o InCor, é a principal causa isolada dos falecimentos, em nível mundial. Nos Estados Unidos, o total anual de mortes súbitas de origem cardíaca chega a 350 mil. No Brasil, os números são considerados alarmantes, embora as estatísticas de doenças cardiovasculares ainda sejam deficientes.

A maioria das mortes acontece em função de alterações do ritmo cardíaco, com destaque para a fibrilação ventricular, responsável por 60% a 85% das paradas cardíacas antes da chegada ao hospital.

Cinco minutos vitais

O atendimento de emergência, com atuação nos primeiros cinco minutos, é fundamental em uma parada cardiorrespiratória, já que o único tratamento eficaz para reverter a fibrilação é a desfibrilação, com aplicação de choque elétrico, a partir do desfibrilador, sobre o tórax da vítima.

As manobras básicas de ressuscitação cardiopulmonar, com respiração boca-a-boca e massagem cardíaca, são primordiais para a vida da vítima. No caso desse atendimento não ser realizado imediatamente após a ocorrência da parada cardiorrespiratória até a chegada de um desfibrilador, a probabilidade de ressuscitação fica reduzida em 10% a cada minuto. Se o choque realizado pelo desfibrilador não acontecer em dez minutos, a chance de sobrevida é praticamente zero.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa