Transportes Metropolitanos: Metrô prepara operação especial para o Réveillon na Paulista

Trens circularão por 24 horas ininterruptas na passagem do ano

ter, 28/12/2004 - 11h38 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de atender o grande público que vai comemorar o Réveillon na avenida Paulista, o Metrô preparou um esquema especial de operação comercial na virada do ano. Os trens permanecerão em circulação por 24 horas, durante toda a madrugada do dia 1º.

De qualquer ponto da capital, quem quiser comemorar a chegada de 2005 na avenida Paulista encontrará no Metrô a melhor alternativa para ir à festa.

Na sexta-feira, dia 31, véspera de Ano Novo, os trens das linhas 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) iniciam a operação comercial no horário habitual, às 4h40, e prosseguem em circulação, ininterruptamente, por 24 horas.

A linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) é a única que não sofrerá alteração na circulação de seus trens. Nesta linha, os usuários poderão utilizar o sistema na sexta-feira, dia 31, véspera do feriado, das 4h40 às 00h15. No sábado, dia 1, e no domingo, dia 2, a linha 5 permanecerá fechada, reabrindo em seu horário usual na segunda-feira, dia 3.

Horário diferenciado para embarque e desembarque

Por recomendação expressa da Polícia Militar, que realizará bloqueios em todos os acessos à avenida Paulista para a revista dos participantes do evento, algumas estações do Metrô terão horários diferenciados para embarque e desembarque dos usuários.

Na linha 2 – Verde, ao longo da avenida Paulista, as estações Trianon-Masp e Consolação serão fechadas para embarque e desembarque às 20h de sexta-feira, dia 31, e reabertas às 04h40 do dia 1. Já a estação Brigadeiro ficará aberta para embarque e desembarque dos usuários por 24 horas. O fechamento das estações Trianon e Consolação, as mais próximas do evento da avenida Paulista, tem por objetivo ampliar a área de dispersão para maior segurança dos participantes da festa.

As demais estações da linha 2 (Ana Rosa, Paraíso, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena) ficarão abertas para desembarque por 24 horas e para embarque somente até às 2h. Os bloqueios de entrada dessas estações serão reabertos para o público às 4h40 do dia 1.

Na linha 1 – Azul e na linha 3 – Vermelha, todas as estações ficarão abertas para desembarque por 24 horas. Já os embarques poderão ser feitos até às 2h do dia 1. Após esse horário, os bloqueios serão fechados para embarque e reabertos somente às 4h40.

Metrô e Polícia Militar recomendam cautela

Neste ano, a previsão é de que dois milhões de pessoas participem do Réveillon na Paulista. O palco da festa está sendo montado próximo à estação Trianon-Masp, junto à rua Ministro Rocha Azevedo. As comemorações deverão ter início por volta das 19h30 e o término do evento está previsto para às 2h30.

Durante a fiscalização, a Polícia Militar irá impedir a entrada na festa de pessoas que estejam portando armas, garrafas, latas, correntes e outros objetos que ofereçam algum tipo de risco à integridade física dos presentes. Somente serão permitidas bebidas em copos descartáveis.

Além de contar com o apoio da PM, o Metrô também reforçará o seu efetivo operacional e de segurança para evitar excessos nas estações. O Metrô recomenda aos que vão participar do Réveillon da Paulista que comprem seus bilhetes com antecedência, e que respeitem as orientações de seus funcionários, bem como as sinalizações e mensagens sonoras das estações.

Entre os artistas já confirmados no evento, estarão presentes no Réveillon da Paulista os Demônios da Garoa, Exaltasamba, Gian e Giovani, Paulo Ricardo, Detonautas, Alexandre Pires, Orquestra Sinfônica Jovem Tom Jobim, Projeto Guri, Jeito Moleque, Filhos do Olodum e Djs Ramilson Maia, Marcelo e Marcos Braga.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(LRK)