Transportes Metropolitanos: Metrô prepara operação especial para comemorações de 1º de Maio

Objetivo é facilitar o acesso das pessoas que vão participar dos eventos

qui, 28/04/2005 - 12h22 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que vão participar dos eventos comemorativos ao Dia do Trabalho (1º de Maio), que serão realizados na avenida Paulista, pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), e na Praça Campo de Bagatelle, em Santana, pela Força Sindical, o Metrô preparou um esquema especial de operação para o próximo domingo.

Quem for ao evento promovido pela Força Sindical, em Santana, terá à disposição, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 15 trens em circulação, uma frota equivalente a um domingo de volta de feriado, que será reforçada das 18h30 às 19h30 com mais duas composições. Outros seis trens reservas serão posicionados para suprir eventuais necessidades operacionais.

Já as pessoas que forem para a festa promovida pela CUT, na avenida Paulista, encontrarão cinco trens em circulação na Linha 2 – Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), cujo traçado acompanha toda a extensão desta avenida. Quatro composições extras entrarão em operação sempre que for necessário.

Na Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda) circularão 16 trens. No horário das 18h30 às 19h30 mais um trem entrará em operação. Durante todo o dia, outros três trens ficarão na reserva. A Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) permanecerá fechada no domingo.

Segurança será reforçada

Durante a realização dos dois eventos, uma das principais preocupações do Metrô será com a integridade física da população. Haverá reforço de funcionários operativos e da segurança, principalmente nas estações mais próximas aos locais dos eventos (Santana, Tietê, Consolação e Brigadeiro).

Seguindo recomendações da Polícia Militar, o Metrô manterá a estação Trianon-Masp, da Linha 2-Verde, fechada no domingo, por localização próxima ao palco onde ocorrerá o evento da avenida Paulista. A PM também orientou os organizadores do evento da Paulista instalarem tapumes para bloqueio e proteção dos acessos das estações Trianon-Masp e Consolação.

O acesso das pessoas ao local do show poderá ser feito pelas estações Consolação e Brigadeiro. Nesta segunda opção, os usuários deverão seguir pelas ruas Joaquim Eugênio de Lima, Alameda Santos ou São Carlos do Pinhal, pois o palco bloqueará o acesso direto ao evento.

Na estação Clínicas, o Metrô programou um reforço no número de funcionários para atender uma eventual demanda proveniente da estação Consolação. No lado oeste da estação Brigadeiro, a Companhia instalará dois módulos de venda temporária (bilheterias) para agilizar a venda de bilhetes.

Durante toda a operação comercial de domingo, serão emitidas várias mensagens sonoras nas estações e trens do Metrô alertando os usários para a compra antecipada de bilhetes e a desocupação da região das portas dos trens, para facilitar a entrada e a saída dos passageiros das composições. Em Trianon-Masp, faixas serão instaladas informando sobre o fechamento da estação, e as opções para embarque e desembarque.

Shows terão a presença de vários artistas

A previsão é de que o evento promovido pela CUT, na avenida Paulista, tenha início por volta do meio-dia e termine às 21 horas. Diversos artistas e bandas de renome estarão presentes: J.Quest, Araketu, Dudu Nobre, Edson e Hudson, Exaltasamba, Rio Negro e Solimões, Sandy e Júnior, Banda Calypso, Cidade Negra, Jorge Aragão, Rouge, Fábio Júnior, Bruno e Marrone, KLB, Martinho da Vila, Alceu Valença, Fafá de Belém, Geraldo Azevedo e Zezé di Camargo e Luciano.

Já o evento promovido pela Força Sindical, na Praça Campo de Bagatelle, deverá ocorrer entre as 9 e 19 horas e contará com os artistas Araketu, Edson e Hudson, Exaltasamba, Daniel, Rio Negro e Solimões, Sandy e Júnior, Banda Calypso, Alexandre Pires, Bruno e Marrone, Zezé di Camargo e Luciano. Durante esse evento serão sorteados vários carros e apartamentos.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)