Transportes Metropolitanos: Metrô oferece nova alternativa de mídia para publicidade

Verso do bilhete magnético pode ser utilizado para fim publicitário

sex, 13/08/2004 - 12h19 | Do Portal do Governo

Consolidado como local estratégico de mídia, dado o volume e o potencial de consumo dos cerca de 2,5 milhões de usuários que circulam diariamente por suas estações, o Metrô de São Paulo oferece, agora, no verso de seus bilhetes, uma nova alternativa de mídia para o mercado publicitário.

Para chamar a atenção de potenciais empresas interessadas no negócio, o Metrô utiliza os próprios bilhetes atualmente à venda em suas bilheterias com mensagens do tipo ‘Espaço Reservado para Publicidade’, ‘O Seu Produto em Boas Mãos’ e ‘Anuncie Aqui’.

Esta nova modalidade de comercialização tem como principal objetivo cobrir os custos com a confecção das passagens do Metrô, que atualmente geram um gasto mensal para a empresa de R$ 300 mil.

‘O verso dos nossos bilhetes é um local excelente para ser explorado pelas empresas de publicidade e se bem aproveitado se tornará uma nova fonte de receitas para a empresa’, destaca o presidente da Companhia do Metrô, Luiz Carlos David.

Mensalmente, os usuários do Metrô consomem cerca de 15 milhões de bilhetes para acessar o sistema metroviário. O Múltiplo 2 (duas viagens), com cinco milhões de unidades vendidas é o bilhete mais utilizado; o Unitário (que dá direito a uma viagem) é o segundo bilhete mais procurado, com três milhões de unidades comercializadas; enquanto que o Múltiplo 10 ( que dá direito a dez viagens ) tem uma vendagem mensal de um milhão de unidades.

Os bilhetes de tarifa incentivada, como o Escolar ( com 1 milhão de unidades/mês) e Vale-Transporte (5 milhões), também estão entre os mais utilizados.

Apesar das diferenças econômicas e sociais encontradas nas regiões atendidas pelo metropolitano, nas últimas pesquisas de avaliação do perfil socioeconômico e hábitos de viagem de seus usuários, o Metrô constatou diversas características semelhantes entre aqueles que se utilizam de suas linhas.

Usuário Padrão

O usuário-padrão do Metrô é homem, 54%; jovem, tem entre 18 e 34 anos (53%); tem o ensino médio completo ou curso universitário incompleto, 51%; renda familiar em torno de dez salários mínimos (R$ 2.400,00) e renda individual em média de 5,3 salários mínimos (R$ 1.272,00).

Com cerca de 1,734 milhão entradas/dia, atualmente, o sistema metroviário oferece grande potencial publicitário para todos os segmentos de mercado.

‘ O Metrô disponibiliza atualmente 16 tipos diferentes de bilhetes. O Bilhete Escolar, por exemplo, é uma excelente oportunidade para o anúncio de uma determinada escola, já o Bilhete do Desempregado pode ser a melhor opção para publicidade de uma agência de empregos’, conclui Luiz Carlos David.

A expectativa é de que a Mídia Metrô, que já comercializa espaço publicitário nas estações e trens, alcance o sucesso de outros segmentos da chamada receita não tarifária da Companhia, como shoppings, lojas e feiras. Este tipo de receita deverá totalizar R$ 35 milhões de reais para o Metrô neste ano.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(LRK)