Transportes Metropolitanos: Metrô oferece 13 exposições artísticas e culturais

Confira a agenda cultural do Metrô

ter, 11/05/2004 - 12h10 | Do Portal do Governo

Quem passar pelas estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) este mês terá o privilégio de apreciar as 13 exposições que estão em cartaz. A 14ª atração será um espetáculo de dança somente nos dias 14 e 21, às 18 horas, na Estação República. Com temática variada, as mostras incluem principalmente fotografias e artes plásticas, e a maioria homenageia o aniversário de 450 anos da cidade.

A iniciativa integra o programa Ação Cultural do Metrô, que busca agregar qualidade ao relacionamento da instituição com a população. Iniciado nos anos 70, a instituição divulga uma agenda mensal que já faz parte da vida cultural da cidade.

Confira a agenda cultural do Metrô

Estação República

  • Projeto Sampa sua Cara
    Painel de 30 metros com caricaturas bem-humoradas de usuários da estação. As imagens revelando a cara das muitas caras de São Paulo foram feitas nos dias 1º e 2 de maio pela Equipe Tóim!. O grupo é formado por Valmir Ramos, professor de história em quadinhos há 17 anos, Marcelo Rampazzo, artista plástico, Gabriel Fraga, designer, Maurizio Di Reda, professor de desenho, e Junior Lopes, ilustrador.

  • São Paulo: Um Caso de Amor com 450 Pontos de VistaSegunda exposição de uma série de seis em homenagem ao aniversário da cidade, apresenta fotos inéditas de 450 fotógrafos que clicaram várias facetas de São Paulo.
  • Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo
    Exposição de painéis sobre a história desse monumento, que dá título à mostra, e foi inaugurado em 1925, no Pátio do Colégio. Concebido pelo artista italiano Amedeo Zani, foi recentemente restaurado para as comemorações do aniversário da cidade.

  • Projeto Escolas da Luz
    Exposição de painéis com trabalhos de alunos de 10 escolas que participam do projeto pedagógico Escolas da Luz, desenvolvido pela Comgás.

    Estação Trianon-MASP

  • Caminhos de Ferro
    A exposição fotográfica da coleção Pirelli-Masp apresenta alguns exemplares que congelaram cenas do rápido e contínuo trânsito nos ‘Caminhos de Ferro’. O foco é no transporte ferroviário, que está completando 150 anos no Brasil.

    Estação Santo Amaro (Linha funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 5 às 23 horas).

  • Virado Paulista
    Exposição de trabalhos produzidos por jovens e crianças de baixa renda, atendidos pela ONG Casa do Zezinho. As imagens apontam suas dificuldades em quebrar as regras impostas pelo ambiente em que vivem e os meios que encontram para subsistir na metrópole.

    Estação Liberdade

  • Vitrine de Ikebana
    Mostra, renovada mensalmente, com arranjos florais e de plantas utilizando as técnicas e concepções dessa milenar arte japonesa, centrada na sensibilidade e no respeito à natureza.

    Estação Vila Madalena

  • As Formas do Tempo na São Paulo da Garoa
    Do fotógrafo Fábio Nicodemo, mostra reúne 60 imagens da cidade, ao longo da sua história. Destacam-se no trabalho as múltiplas paisagens e a beleza da arquitetura paulistana sob ângulos inusitados e diferenciada composição fotográfica.

    Estação Luz

  • Restauração do Palácio Campos Elísios
    Esta exposição apresenta o projeto de reforma e restauro para esse importante marco histórico da cultura da sociedade paulista, hoje sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A documentação histórica elaborada pelo Professor Nestor Goulart Reis Filho da FAU-USP e o projeto desenvolvido pelos arquitetos da CPOS são importantes bases que possibilitarão restaurar e difundir a memória dessa obra na história da arquitetura brasileira.

    Estação Ana Rosa

  • Olhar São Paulo
    São 30 imagens produzidas com câmeras fotográficas artesanais que mostram o olhar de jovens de diferentes bairros da capital sobre a metrópole. Entre eles Guaianazes, Sapopemba, Brasilândia, Rio Pequeno, Campo Limpo, Sé, Penha e Artur Alvim. As fotografias interagem com este ambiente e sugerem sensações sobre São Paulo.

    Estação Sé

  • São Paulo em Aquarelas
    As obras da artista Diana Dorothéa Danon mostram os sítios históricos dos bairros do Brás e da Luz e a região central da capital que formam o cenário de linhas do Metrô e da ferrovia. São imagens de uma São Paulo cosmopolita, multifacetada. Registram a metrópole que nunca pára e que se movimenta e se renova em diferentes cores, formas e caminhos. É a São Paulo de outrora e a do futuro.

  • Jovens da Febem revelam São Paulo
    Exposição de fotos feitas por adolescentes internos da Febem que clicaram pontos históricos da cidade em homenagem aos seus 450 anos.

  • 60 Anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
    Exposição de 80 fotografias que contam a história dos 60 anos do HC. O foco é demonstrar a dedicação nas áreas de pesquisa e assistência à saúde que o tornaram um dos mais importantes pólos brasileiros de difusão de informações técnico-científicas.

    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)