Transportes Metropolitanos: Metrô lança campanha para facilitar a viagem na linha 1 – Azul

Campanha foi elaborada com base em reclamações e sugestões dos usuários registradas em 2001

ter, 10/12/2002 - 10h01 | Do Portal do Governo

O Metrô lançou nesta semana a Campanha ‘Melhoria da Operação da Linha 1-Azul’, que tem como principais objetivos manter os padrões de segurança praticados atualmente e melhorar a qualidade do serviço prestado. Após a implantação de todas as estratégias operacionais planejadas, haverá uma melhoria significativa na operação da linha, beneficiando cerca de 50 mil usuários/dia, no horário de pico da manhã (das 7h às 08h).

Uma das medidas já adotadas é a atuação de Agentes de Segurança junto às portas dos trens. Eles orientam os passageiros para que respeitem a faixa amarela, organizam o embarque por filas, evitam a formação de tumultos e não permitem que os usuários impeçam o fechamento das portas, evitando, assim, atrasos.

Agora, por intermédio de uma nova comunicação visual, o Metrô tenta conscientizar os usuários da importância da participação deles no processo. Foram instalados na estação Sé, banners e adesivos com mensagens de orientação do fluxo. Os primeiros, indicam os melhores pontos para embarque nas plataformas. No piso, os usuários encontram mensagens para que respeitem a faixa amarela e aguardem o desembarque, para depois embarcar.

No interior dos trens, os passageiros são orientados por meio de adesivos, colados no vidro das portas, a ocuparem os corredores ao invés de se concentrarem na região das portas, melhorando, assim, o fluxo de embarque e desembarque. Todas essas mensagens são reforçadas pelo sistema de som das estações e dos trens.

O Metrô elaborou a campanha com base em reclamações e sugestões dos usuários, registradas em 2001, no Relatório Anual sobre os Canais de Relacionamento com o Usuário (cartas, e-mail e telefone). Entre as 348 reclamações recebidas, as principais dizem respeito à embarque por locais indevidos, desrespeito às filas e dificuldades para embarque e desembarque. Segundo a última pesquisa de Avaliação do Serviço, de 2001, foram registradas, no transporte metroviário, melhorias nos ítens Rapidez e Confiabilidade. Sendo que o primeiro continua sendo o aspecto mais priorizado pelos usuários.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô