Transportes Metropolitanos: Metrô já transportou 14 bilhões de passageiros

No próximo domingo, dia 14, empresa completa 29 anos de Operação Comercial

sex, 12/09/2003 - 9h10 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, empresa do Governo do Estado, completa neste domingo, dia 14, 29 anos de Operação Comercial, transportando nesse período 14,1 bilhões de usuários, quase 2,5 vezes a população do planeta.

‘A viagem inaugural do Metrô de São Paulo foi entre as estações Vila Mariana e Jabaquara na Linha Norte-Sul, num percurso de 6,4 quilômetros’, disse o presidente da Companhia, Luiz Carlos David.

Hoje, acrescenta Luiz Carlos David, o Metrô conta com quatro linhas: 1- Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2- Verde (Ana Rosa – Vila Madalena), 3- Vermelha (Itaquera – Barra Funda) e 5- Lilás (Largo Treze – Capão Redondo), totalizando uma malha 57,6 km. A frota de trens, que iniciou a operação comercial com 6 composições, tem atualmente 117 composições (702 carros), que já percorreram 245 milhões de quilômetros, cerca de 322 viagens ida e volta à Lua.

A linha 1- Azul (Jabaquara – Tucuruvi), quando inaugurada, contava com 7 estações e transportava, diariamente, três mil usuários. Atualmente são 23 estações e os trens transportam, por dia, 1,1 milhão de usuários.

Em 2003, o grande desafio do Governo do Estado, destacou Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, ‘é colocar em obras mais duas linhas, a 4- Amarela, ligando o Butantã, na zona Oeste, à Luz, no centro da cidade, e o prolongamento da Linha 2- Verde, da estação Ana Rosa até a Imigrantes’.

A cidade de São Paulo preparou uma grande festa para aquela manhã de sábado, 14 de setembro de 1974, dia da primeira viagem operacional do Metrô de São Paulo. Mas um cidadão em especial sentia-se duplamente feliz: o governador Laudo Natel; afinal, a data também marcava para ele mais um aniversário. Emocionado, hoje o ex-governador diz que ‘foi um privilégio participar da implantação do Metrô, obra que ainda considero a grande solução para o trânsito da capital, assim com o Rodoanel Mário Covas’.

Plínio Assmann, presidente da Companhia à época do início da Operação comercial, considera que o Metrô ‘foi um marco na história do País, uma conquista do cidadão, realizada de maneira pioneira, graças a uma equipe extremamente competente e ao entrosamento dos governos’.

Eduardo Torres, o operador que conduziu o trem na viagem inaugural do Metrô de São Paulo, ainda trabalha na Companhia, na Gerência de Operações.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

(AM)