Transportes Metropolitanos: Metrô já forneceu mais de cem mil carteiras escolares

Por meio deste benefício, estudantes e professores podem adquirir bilhetes com desconto de 50%

ter, 23/03/2004 - 13h37 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), empresa do Governo do Estado, forneceu, até ontem, dia 22 de março, 101.613 Carteiras de Transporte Escolar Metropolitano. Por meio deste benefício, além dos estudantes, os professores também podem adquirir os bilhetes escolares do Metrô com desconto de 50%, em relação à tarifa normal.

O número de carteiras escolares emitidas até o momento corresponde a pouco mais de dois terços da meta estabelecida pelo Metrô para o primeiro semestre (150 mil carteiras).

Esse significativo resultado é fruto do esforço feito pela Companhia do Metrô, que, desde outubro passado, vem orientando as instituições de ensino para que antecipem as suas solicitações.

Como obter a Carteira Escolar

Os formulários para requerer a carteira escolar poderão ser obtidos diretamente nas instituições de ensino ou por meio do site do Metrô (www.metro.sp.gov.br).

A solicitação ao Metrô deverá ser feita por meio da escola, que encaminhará os formulários já preenchidos, juntamente com a taxa de emissão da carteira (R$6,00), recolhida nas agências da Nossa Caixa.

Após a análise do pedido, o Metrô emitirá o benefício e o enviará à escola, que ficará responsável pela distribuição ao solicitante. Todo esse processo leva no máximo vinte dias para ser concluído.

Quem pode solicitar

A Carteira de Transporte Escolar Metropolitano é destinada aos estudantes regularmente matriculados e professores no exercício da profissão, dos níveis fundamental e médio, nas modalidades regular e supletivo, bem como os dos cursos profissionalizantes de nível técnico e cursos de graduação superior. Em todos os casos, tanto os alunos como os professores deverão utilizar o transporte metroviário no trajeto compreendido entre a escola e a residência.

Os bilhetes escolares do Metrô podem ser adquiridos em qualquer um dos 36 postos distribuídos entre as estações das Linhas 1 -Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera–Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 6h30 às 21h.

As cotas reduzidas, sempre em quantidades múltiplas de 10 viagens, poderão ser adquiridas somente na Loja 2 da Estação Marechal Deodoro, nos dias úteis, das 8h30 às 16h00.

Cuidados

O bilhete escolar é de uso pessoal, portanto não pode ser cedido, transferido ou comercializado com terceiros.

Para a utilização do benefício, o estudante ou professor deverá portar sempre a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano, juntamente com o documento de identidade original ou cópia autenticada, pois a utilização do bilhete está sujeita a fiscalização pela Companhia do Metrô.

Os estudantes e professores devem planejar adequadamente a quantidade de bilhetes a serem adquiridos, comprando somente as viagens necessárias, já que seu prazo de validade se esgota no final do ano.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)