Transportes Metropolitanos: Metrô já beneficiou 100 mil estudantes com carteira escolar 2004

Formulários podem ser obtidos diretamente nas instituições de ensino ou no site do Metrô

qui, 18/03/2004 - 12h08 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, empresa do Governo do Estado, emitiu nesta quinta-feira, dia 18, a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano de número 100 mil para o ano de 2004. Por meio deste benefício, os estudantes e professores podem adquirir os bilhetes escolares do Metrô com 50% de desconto em relação à tarifa normal.

A expressiva marca alcançada ainda no início do ano letivo, corresponde a dois terços da meta estabelecida para o primeiro semestre (150 mil carteiras) e é resultado do esforço feito pela companhia, que, desde outubro passado, vem orientando as instituições de ensino para que antecipem as suas solicitações.

‘Garantir esse direito aos estudantes que utilizam o Metrô, já nos primeiros dias de aula, é um compromisso do Estado’, enfatiza o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Como obter a Carteira Escolar

Os formulários para requerer a carteira escolar poderão ser obtidos diretamente nas instituições de ensino ou por meio do site do Metrô (www.metro.sp.gov.br).

A solicitação ao Metrô deverá ser feita por intermédio da escola, que encaminhará os formulários já preenchidos, juntamente com a taxa de emissão da carteira (R$6,00), recolhida nas agências da Nossa Caixa.

Após a análise do pedido, o Metrô emitirá o benefício e o enviará à escola, que ficará responsável pela distribuição ao solicitante. Todo esse processo leva no máximo vinte dias para ser concluído.

Quem pode solicitar

A Carteira de Transporte Escolar Metropolitano é destinada aos estudantes regularmente matriculados e professores no exercício da profissão, dos níveis fundamental e médio, nas modalidades regular e supletivo, bem como os dos cursos profissionalizantes de nível técnico e cursos de graduação superior. Em todos os casos, tanto os alunos como os professores deverão utilizar o transporte metroviário no trajeto compreendido entre a escola e a residência.

Os bilhetes escolares do Metrô podem ser adquiridos em qualquer um dos 36 postos distribuídos entre as estações das Linhas 1 -Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera–Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 6h30 às 21h00.

As cotas reduzidas, sempre em quantidades múltiplas de 10 viagens, poderão ser adquiridas somente na Loja 2 da Estação Marechal Deodoro, nos dias úteis, das 8h30 às 16h.

Cuidados

O bilhete escolar é de uso pessoal, portanto não pode ser cedido, transferido ou comercializado com terceiros.

Para a utilização do benefício, o estudante ou professor deverá portar sempre a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano, juntamente com o documento de identidade original ou cópia autenticada, pois a utilização do bilhete está sujeita a fiscalização pela Companhia do Metrô.

Os estudantes e professores devem planejar adequadamente a quantidade de bilhetes a serem adquiridos, comprando somente as viagens necessárias, já que seu prazo de validade se esgota no final do ano.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)