Transportes Metropolitanos: Metrô inicia testes com trem equipado com monitores de TV

Por meio do novo canal de comunicação, Metrô pretende veicular vídeos com mensagens operacionais e institucionais

qua, 07/07/2004 - 11h03 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 7, uma composição da Companhia do Metrô começa a circular, em fase de testes, na Linha – 3 Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), equipada com 48 monitores de televisão de cristal líquido de 15 polegadas.

Esses testes, autorizados pelo Metrô, com duração prevista para 90 dias, serão realizados por empresas especializadas em mídia eletrônica, interessadas em implantar seus equipamentos nas estações e trens do Metrô, que nos últimos anos, vem se consolidando como local estratégico de mídia, dado o volume e o potencial de consumo dos cerca de 2,5 milhões de usuários que circulam diariamente pelo sistema metroviário.

Durante esse período, o Metrô fará uma avaliação técnica se os sistemas propostos por estas empresas são compatíveis com a operação dos trens. Por meio de uma pesquisa de opinião, o Metrô também avaliará qual será a receptividade dos usuários com relação às mensagens que serão veiculadas.

Programação Comercial e Institucional

Por meio deste novo canal de comunicação, o Metrô pretende veicular, no interior dos trens, vídeos com mensagens operacionais e institucionais, que serão previamente produzidos pela Companhia. Em caso de ocorrências operacionais no sistema, será possível, também, a veiculação, em tempo real, de mensagens de orientação e segurança.

Logo após esse período de testes, caso haja compatibilidade entre os sistemas, o Metrô estabelecerá regras técnicas para a exploração comercial definitiva e, por meio de uma licitação pública, o vencedor terá concessão para uso, instalação, operação e exploração de publicidade nestes equipamentos.

Custos da implantação serão integralmente absorvidos pela iniciativa privada

Vale ressaltar que os custos referentes a esta implantação serão integralmente absorvidos pela iniciativa privada, que deverá remunerar a Companhia do Metrô com parte da receita obtida com a venda dos anúncios.

A receita obtida com a exploração de publicidade nesses novos equipamentos, a exemplo do que já ocorre por meio das demais mídias instaladas, será revertida em melhorias nas estações e trens, aumentando o grau de satisfação dos usuários e reafirmando a condição do Metrô como empresa de ponta e parceiro eficaz para a veiculação de grandes marcas.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)