Transportes Metropolitanos: Metrô inicia compras por meio da Bolsa Eletrônica

Sistema começa a ser usado nesta terça-feira, dia 11

seg, 10/05/2004 - 13h18 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, dia 11, a Companhia do Metropolitano (Metrô) passará a realizar compras de material de escritório, informática, higiene, entre outros, para pronta entrega, pela Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – BEC/SP.

Trata-se de um sistema eletrônico de negociação de preços, nos moldes do comércio eletrônico, que facilita o processo de venda por parte dos fornecedores e racionaliza o cotidiano de compras dos órgãos governamentais.

A operação do sistema é feita pela Secretaria da Fazenda, no site www.bec.sp.gov.br, que recebe as ofertas de vendas dos fornecedores previamente cadastrados e habilitados, bem como as solicitações das empresas estaduais interessadas em comprar, para definir a data e os horários inicial e final da cotação.

Todas as ofertas e lances são registrados no sistema, sem que haja identificação do fornecedor, durante a cotação. Ao final, é apurado o melhor preço, o vencedor é informado via e-mail e o resultado é publicado no site. O órgão comprador recebe o negócio eletronicamente para finalização e formalização de compra.

Para a inclusão no processo de compra eletrônica foi necessário firmar convênio com a Secretaria da Fazenda e contrato com o banco Nossa Caixa, instituição que atua como agente garantidor dos pagamentos das transações via Bec, que podem chegar ao valor de até R$ 16 mil, enquadradas na situação de dispensa de licitação.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô