Transportes Metropolitanos: Metrô formaliza contratações para a Linha 4 – Amarela

Primeira etapa da obra inclui a construção de 12,8 quilômetros de vias entre o pátio de Vila Sônia e a estação Luz

sex, 17/10/2003 - 14h44 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) formalizou nesta sexta-feira, dia 17, as contratações para a construção da sua Linha 4 – Amarela, no valor de R$ 1,9 bilhão, em atendimento ao parágrafo único, do artigo 61, da Lei Federal nº 8666/93 e Lei nº 2857/92 e suas alterações.

A primeira etapa da obra inclui a construção de 12,8 quilômetros de vias entre o pátio de Vila Sônia e a estação Luz. Nesta etapa, estão previstas a construção de 12,8 km de túneis e cinco estações (Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz).

A demanda prevista para este trecho é de 962 mil passageiros/dia e deve ser concluído até meados de 2007.

Para a segunda etapa estão previstas a operação de outras cinco estações (Morumbi, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis).

A linha 4 – Amarela é apontada como prioritária na solução do transporte no Centro da cidade, pois aliviará o trânsito de corredores tradicionalmente carregados, além de integrar-se com a linha 1 – Azul, na estação Luz, com a linha 2 – Verde, na estação Consolação, com a linha 3 – Vermelha, na estação República, e com a estação Pinheiros, na linha ‘C’ da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que está interligada com a linha 5 – Lilás do Metrô, que liga o Capão Redondo ao Largo Treze.

‘Com essas obras, o Metropolitano paulista ganha um substancial aumento na sua rede e a cidade de São Paulo proporciona mais qualidade de vida à população, facilitando o deslocamento das pessoas na terceira maior metrópole do mundo’, esclarece Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

As obras da Linha 4 irão gerar mais 31 mil novos empregos na construção civil, fabricação de equipamentos, montagem e serviços.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)