Transportes Metropolitanos: Metrô facilita uso do telefone celular

A partir do próximo ano, passageiros poderão utilizar aparelhos dentro dos trens, sob os túneis

seg, 11/08/2003 - 11h14 | Do Portal do Governo

A partir do próximo ano, os 2,6 milhões de passageiros que circulam, diariamente, pelo sistema metroviário poderão utilizar o telefone celular nas estações subterrâneas e dentro dos trens, sob os túneis. Hoje, essa tarefa é impossível para os usuários do Metrô. Após a realização de vários testes de propagação dos sinais de radiofreqüência no interior do trem e dos túneis, a Gerência de Engenharia e Projetos da Companhia do Metrô constatou a viabilidade desse sistema.

Segundo os técnicos do Metrô, a instalação de cabos de fibras ópticas e antenas, no interior de 30 quilômetros de túneis e em 28 estações enterradas nas linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha, permitirá a utilização do telefone celular nesses locais. As especificações técnicas para a contratação de um sistema de transmissão, prevista para março de 2004, já foram elaboradas.

A idéia da Companhia do Metrô é que essa infra-estrutura seja compartilhada por todas as operadoras de telefonia celular e comunicações móveis, que pagarão uma taxa pela utilização. ‘Com essa inovação, o maior beneficiado será o nosso usuário, que poderá fazer ou receber suas ligações telefônicas durante todo o tempo que estiver viajando’, finaliza Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)