Transportes Metropolitanos: Metrô espera 10 milhôes de passageiros na Semana Santa

Maiores alterações deverão ser nesta quarta e segunda-feira, dias 7 e 12

ter, 06/04/2004 - 21h10 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo espera um movimento de 10 milhões de pessoas que deverão utilizar os seus trens entre quarta e segunda-feira, dias 7 e 12, durante a ‘Operação Especial Semana Santa 2004’.

‘Reforço de cerca de 10% do quadro de pessoal nas estações mais movimentadas e ampliação da oferta de trens nos períodos de maior concentração de usuários no sistema são duas das principais medidas que a Companhia do Metrô tomará a partir desta quarta-feira, quando inicia a sua operação especial’, explica o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

As maiores alterações deverão ser nesta quarta-feira, dia 7, e segunda-feira, dia 12, quando ocorrerão os picos dos movimentos de saída e chegada dos paulistanos, respectivamente.

Para atender as pessoas que deixarão a cidade pelos terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara, o Metrô reforçará em cerca de 10% a sua frota de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda).

‘Amanhã, a partir das 15 horas, colocaremos mais trens nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha visando antecipar a frota máxima no pico da tarde, que é, respectivamente, de 43 e 42 trens’, afirma Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

A frota máxima da Linha 2-Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) é de 11 trens, e da Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) quatro.

Na quinta-feira, dia 8, a oferta de trens será normal, igual a de um dia útil.

Na sexta-feira, dia 9, feriado, o esquema operacional será semelhante a de um domingo (50% de um dia útil).

No sábado, dia 10, a oferta de trens será normal (60% de um dia útil).

No domingo, dia 11, as frotas de trens das linhas 1-Azul e 3-Vermelha serão reforçadas em cerca de 10% nos períodos da tarde e noite para atender as pessoas que antecipam o seu retorno à capital.

Operação antecipada no dia 12

As maiores alterações da operação especial ocorrerão na segunda-feira, quando a operação comercial das linhas serão antecipadas para atender as pessoas que retornam à cidade. As linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas, começam a prestar serviço a partir das 4 horas; a Linha 2-Verde (Ana Rosa – Vila Madalena), às 4h30.

A Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), que atualmente funciona de segunda a sexta, das 5 h às 23 horas, não sofrerá nenhuma alteração operacional. No feriado, dia 9, não abrirá ao público.

Na Operação Semana Santa de 2003, realizada entre os dias 16 e 22 de abril, o Metrô transportou 10.676.590 pessoas. No ano passado, a operação especial contou com um dia a mais, que foi o feriado de 21 de abril.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô