Transportes Metropolitanos: Metrô e CPTM apresentam projetos em seminário na Capital

Será realizado nesta quinta-feira, dia 14

qui, 14/08/2003 - 8h24 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-fira, dia 14, o secretário dos Transportes Metropolitanos, participa do seminário ‘Bases para plano diretor de transportes nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo’, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp).

O secretário apresenta o tema ‘Planos Integrados de Transporte nas Regiões Metropolitanas’, e a expansão do Metrô nos próximos anos, com a construção de mais 29 quilômetros de linhas e 25 novas estações, cujos investimentos somam um total de quase US$ 3 bilhões. As novas linhas terão capacidade para atender cerca de 2 milhões de passageiros/dia.

Uma delas, a linha 4 – Amarela, será inteiramente nova e ligará a V. Sônia (zona oeste) à estação da Luz (região Central). As outras duas obras previstas são o prolongamento da linha 2 – Verde (a partir da estação Ana Rosa em direção à Vila Prudente) e o prolongamento da Linha 5 – Lilás (do Largo Treze até a região da Vila Mariana).

Modernização da CPTM

No caso do sistema da CPTM, o secretário mostra o programa de modernização das linhas A, B, D, E e F, a exemplo do que foi feito na linha C (Osasco-Jurubatuba) e no Expresso Leste (Brás-Guaianazes). O plano compreende a aquisição e recuperação de trens, reforma e construção de estações, ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas.

As melhorias na CPTM, que exigirão um investimento estimado em US$ 1,26 bilhão, proporcionarão, até 2010, condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até 3 minutos, permitindo um acréscimo na demanda de mais 2 milhão de passageiros/dia, para toda a rede da CPTM.

O programa da CPTM prevê também a implantação do Expresso Aeroporto, cujo projeto também será detalhado pelo Secretário Jurandir. Resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – Infraero, o projeto deverá contar com a participação da iniciativa privada, por meio de concessão.

Data – quinta-feira, dia 14
Horário: 15h45
Local: Auditório do SEESP ( Rua Genebra, 25 – Bela Vista )

Assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos