Transportes Metropolitanos: Metrô dispõe de cinco canais para atendimento ao público

Serviço funciona como um 'termômetro' do serviço prestado pela companhia

qui, 04/03/2004 - 19h38 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo, que transporta diariamente mais de 2,5 milhões de pessoas, tem à disposição de seus usuários e da população em geral cinco canais de atendimento, para prestação de informações, esclarecimento de dúvidas, recebimento de sugestões e reclamações relacionadas a seus serviços.

Os canais de comunicação com o público foram criados pela Companhia do Metropolitano, a partir de 1974, com o objetivo de analisar e responder prontamente as manifestações recebidas, que funcionam como um ‘termômetro’ do serviço prestado, possibilitando o aprimoramento de sua qualidade.

Atualmente, o Metrô disponibiliza a Caixa de Sugestões, Atendimento Pessoal, Telefone do Usuário, Endereço Eletrônico e Ouvidoria.

  • Caixa de Sugestões: existe em todas as 52 estações do Metrô e foi o primeiro canal implantado, há 30 anos, visando uma comunicação direta com o usuário. Para utilizá-la, basta retirar e preencher a ficha disponível nas Salas de Supervisão Operacional (SSO) das estações e depositá-la na caixa instalada para essa finalidade. A ficha (ou mesmo um bilhete manuscrito contendo dados completos e endereço do autor da mensagem) poderá também ser enviada pelo correio para: Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Área de Atendimento ao Cliente, rua Vergueiro, 1200, Paraíso, São Paulo, CEP: 01504-000.
  • Atendimento Pessoal: segundo canal de atendimento criado pela empresa, em 1975, ele consiste na conversa direta com o supervisor da estação ou no comparecimento à Área de Atendimento ao Cliente (endereço citado acima), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, exceto feriados.
  • Telefone do Usuário: implantado em 1986, está disponível nas estações Tatuapé e República, da Linha 3/Vermelha, e Tucuruvi, da Linha 1/Azul. O uso é gratuito e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15 horas, com exceção dos feriados. No mesmo horário e dias de atendimento do Telefone do Usuário, o Metrô conta também com uma Central de Informações, no tel.:3286.0111, para ligações externas (tarifadas), com atendentes respondendo sobre características operacionais do sistema metroviário, condições de circulação dos trens, interrupções do serviço, tarifas, sistemas de transporte integrados, localização de ruas e pontos de interesse localizados próximos às estações, além de consultas sobre documentos sob guarda nos Postos da Central de Achados e Perdidos.
  • O e-mail servic@metrosp.com.br foi criado em 1998 e pode ser acessado também pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br), no link Fale Conosco.
  • Ouvidoria: em atividade desde junho de 1999, com mais de 7 mil atendimentos realizados, este canal deve ser acionado preferencialmente no caso de esgotadas as alternativas oferecidas pelos outros. A Ouvidoria do Metrô atende nos telefones: 3371.7274 e 3371.7275.

    Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô