Transportes Metropolitanos: Metrô de São Paulo completa 30 anos no dia 14

Confira a programação preparada para o evento

qui, 09/09/2004 - 13h40 | Do Portal do Governo

No próximo dia 14, o Metrô de São Paulo completa 30 anos de operação comercial e realiza evento comemorativo na Estação Sé (a de maior movimento entre as 52 estações metroviárias, com 650 mil usuários/dia).

Programação de 14 de setembro

  • Às 10 horas, abertura do evento, com banda de percussão, composta por 30 crianças e adolescentes, da Associação Comunitária ‘Despertar’
  • Às 10h30, recepção dos convidados
  • Às 11 horas, pronunciamento do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Luiz Carlos David
  • Às 11h05, pronunciamento do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes
  • Às 11h10, sessão de entrega das homenagens a personalidades que contribuíram com a história do Metrô: Mário Covas (ex-governador ), Figueiredo Ferraz (ex-prefeito), Laudo Natel (ex-governador), Olavo Setúbal (ex-prefeito), Luiz Sérgio Arantes M. Machado (ex-diretor de Operação do Metrô), Antônio Arnaldo Queiroz e Silva (ex-diretor de Planejamento), Luiz Marri Amaral (ex-diretor de Obras), Luiz Carlos Lazarini (primeiro operador de trens do Metrô), José Nêumane Pinto (jornalista), Lourenço Diaféria (jornalista) e Plínio Assmann (ex-presidente da Companhia).
  • Às 12h30, apresentação da Banda da Força Aérea
  • Às 14 h, apresentação do Coral Seconci
  • Às 18h30, culto ecumênico (cerimônia religiosa comemorativa, no Mosteiro São Bento, dirigida aos funcionários).

    Mais eventos nos dias 15, 16, 17, 18, 24 e 25

    A série de eventos comemorativos aos 30 anos de Metrô tem seqüência no dia 15, às 12h30, na estação Sé, com espetáculo teatral, de título’ História incompleta de uma cobra gigante que corre por baixo do chão de São Paulo, carregando gente na barriga’, que apresenta versão bem-humorada da história da implantação do Metrô. Ainda no dia 15, na estação Sé, apresentação do Coral Doxa.

    No dia 16, às 12h30, na estação Sé, apresentação do grupo Seresta Viva.

    No dia 17, às 13h30, na estação Sé, haverá apresentação do Grupo de Música Antiga do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Das 14 às 17 horas, no mesmo local, acontece o ‘Projeto Sampa sua Cara!’, quando a Equipe Tóim! presenterá os usuários do Metrô com a realização de caricaturas bem-humoradas de quem estiver no local naquela ocasião.Este evento tem a proposta de ‘revelar a cara das muitas caras de São Paulo’.

    No dia 18, das 14 às 17 horas, na estação Sé, haverá reedição do ‘Projeto Sampa sua Cara!’, com a realização de caricaturas das pessoas presentes.

    O ‘Projeto Sampa sua Cara!’ encerra a programação comemorativa dos 30 anos de Metrô realizando mais dois eventos, dias 24 e 25, das 14 às 17 horas, agora na estação Tatuapé.

    Metrô em expansão

    Sistema de transporte coletivo mais valorizado pela população da Grande São Paulo, com 93% de aprovação dos usuários (segundo a mais recente pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP), o Metrô transporta diariamente cerca de 2,5 milhões de pessoas nos 58 km de extensão atual das suas linhas.

    A rede metroviária de São Paulo está sendo expandida em 17 km, para totalizar mais de 75 km nos próximos anos, com obras simultâneas em duas frentes. Na primeira, as obras de escavação de túneis já totalizaram cerca de 500 metros na extensão da Linha 2-Verde (Vila Madalena-Ana Rosa), a ‘linha Paulista’, que terá, em 2006, acréscimo de 3 km e duas novas estações, Imigrantes e Chácara Klabin.

    A segunda frente de obras do Metrô foi iniciada recentemente visando a implantação da Linha 4-Amarela, com cerca de 13 km de extensão, em subterrâneo, entre a estação Luz, no centro da cidade, e Vila Sônia, entre os bairros do Butantã e Morumbi. A linha passará sob importantes pontos e artérias viárias da capital, como avenida Prestes Maia, praça da República, avenidas Consolação e Rebouças, o bairro e o rio Pinheiros, proximidades da Cidade Universitária da USP, no Butantã, avenida Francisco Morato e Vila Sônia, onde está sendo implantado o pátio de manutenção e estacionamento da frota de trens da nova linha metroviária.

    Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo –Metrô

    (AM)