Transportes Metropolitanos: Metrô dá dicas de como agilizar o funcionamento

Seguindo algumas orientações os usuários contribuem para que as viagens não ocorram com atrasos

ter, 22/06/2004 - 16h00 | Do Portal do Governo

Para agilizar o funcionamento do metrô, alguns cuidados devem ser observados pelos seus usuários. Respeitar a faixa amarela, antes de pegar o trem, é uma atitude preventiva, pois evita acidentes com as pessoas e se algum pertence cair, será na plataforma e não na via. Aguardar as pessoas desembarcarem do trem primeiro, para que possa embarcar com segurança, é um comportamento inteligente.

Ter atenção aos pertences no momento do embarque é uma boa sugestão para que as viagens não sofram interferências. No Metrô, o intervalo entre um trem e outro, nos horários de maior movimento, é de menos de dois minutos. Se alguma interferência acontecer, esse intervalo não poderá ser respeitado e vai causar transtornos para todos os trens. Afinal, o metrô só pode andar se o trem à frente estiver em movimento e, assim, sucessivamente, como num carrossel, oferecendo segurança automática à população.

Segurar firmemente objetos de pequeno porte -como chaves, que não foram feitas para serem giradas nos dedos, por exemplo-, bem como livros e pastas, que costumam estar embaixo dos braços, não deixando-as cair na via, também são contribuições para uma boa viagem. Outro aspecto importante é o cuidado com os vãos entre a porta dos trens e a plataforma, que podem prender os pés, machucar as pessoas ou derrubar calçados nos trilhos.

Nunca desça à região dos trilhos, pois ali é uma área com energia elétrica de alta tensão. Sempre que necessário peça auxílio a um funcionário da estação, que é treinado para recolher objetos caídos. Nos horários de maior movimento, redobre a atenção e evite aglomerações, estando sempre atento a seus pertences. Se alguém tiver que tirar proveito dessa situação, o alvo preferido são os distraídos.

Seguindo estas orientações, todos os usuários estarão contribuindo para que as viagens não ocorram com atrasos, as plataformas não tenham acúmulo de pessoas e para que o Metrô possa continuar oferecendo um transporte rápido, confortável e seguro -que é o que todo mundo deseja.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo- Metrô
C.A.