Transportes Metropolitanos: Metrô avança na expansão de linhas e em obras de melhoria

Recursos necessários do Governo do Estado já estão disponíveis, com financiamento parcial do BNDES

qui, 05/02/2004 - 10h19 | Do Portal do Governo

Prestes a iniciar a expansão de sua rede, com a implantação de 2,9 km entre as estações Ana Rosa e Imigrantes, na Linha 2-Verde, e mais 12,8 km de traçado total da Linha 4-Amarela, de Vila Sônia à estação Luz – que acrescentarão 15,7 km aos 58,7 km da rede operacional atual – a Companhia do Metrô, empresa do Governo do Estado, está realizando uma série de melhorias nas linhas já existentes.

‘Os recursos necessários do Governo do Estado já estão disponíveis, com financiamento parcial do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo é aprimorar ainda mais os serviços do Metrô, que é o sistema de transporte coletivo preferido da população de São Paulo’, destaca o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Entre o conjunto de obras e aprimoramentos tecnológicos que estão sendo implementados, envolvendo melhorias nas áreas de operação e segurança, algumas iniciativas serão sentidas diretamente pelos usuários, como no caso dos trabalhos para correção de infiltrações de água na estação Vila Madalena.

O Metrô já concluiu a impermeabilização em uma das plataformas desta estação e a outra, com tapumes no momento, estará pronta em outubro. Já em julho próximo deverá ser finalizado o mesmo trabalho nas salas técnicas subterrâneas da estação Consolação. Os túneis próximos à estação Vila Madalena estão recebendo o mesmo tratamento impermeabilizante.

Na área externa, na altura do nº 2439 da avenida Paulista, proximidades da estação Consolação, o Metrô já concluiu cerca de 50% das obras de um minitúnel para passagem de dutos da Eletropaulo. A previsão do Metrô é terminar esta obra em meados do próximo mês, liberando, assim, a calçada da av. Paulista, que apresenta interferências para os pedestres.

Ventilação da linha da Paulista

Ainda na linha Paulista, que opera atualmente entre Vila Madalena e Ana Rosa, passando sob a avenida Paulista, o Metrô vai completar a instalação do sistema de ventilação principal nas estações, um item muito sensível para o conforto e bem-estar dos usuários.

O sistema foi instalado de forma parcial, há dez anos, período em que houve acentuada evolução tecnológica na concepção de seus equipamentos. Por isso, o Metrô está em negociação com a empresa que desde aquela época mantém contrato para a realização desse serviço para que o retome, incorporando no projeto a modernização necessária. O Metrô trabalha com a perspectiva de que a obra possa estar concluída daqui a 18 meses, com os ventiladores já equipados de controle de regulação do fluxo de ar e menor consumo de energia.

Trata-se de ventiladores de grande potência, com mais de dois metros de diâmetro que, em funcionamento, têm capacidade para realizar 20 renovações de ar/hora, numa área que inclui as plataformas e o mezanino da estação. Além de realizar a renovação do ar de toda a área interna das estações e túneis , esses equipamentos estão capacitados para fazer a exaustão de fumaça, numa eventual emergência.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)