Transportes Metropolitanos: Metrô avança na certificação ISO 9001

Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, que tem validade internacional, envolveu cerca de 1800 empregados

qua, 20/08/2003 - 13h15 | Do Portal do Governo

O Metrô obteve junto ao Germanischer Lloyd Certification – GLC a recomendação para a certificação NBR ISO 9001, versão 2000, para a manutenção dos seus trens, via permanente, sinalização, escadas rolantes, sistemas de alimentação elétrica e administração de materiais, visando garantir a disponibilidade de equipamentos, sistemas e instalações operacionais do metropolitano.

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, que tem validade internacional, envolveu um contingente de cerca de 1800 empregados treinados e conscientizados, e abrange cerca de 109 trens, 55 quilômetros de via permanente, 420 escadas rolantes, 4 mil instrumentos de medição calibrados e verificados, mais de 8 mil documentos e 35 mil cópias distribuídas e controladas, entre outros itens, todos referentes às linhas 1 – Azul (Jabaquara/ Tucuruvi), 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda).

Em maio passado, o Metrô paulistano foi o segundo do mundo a ter a operação de todas as linhas certificadas por essa versão da norma, que é voltada para os padrões de qualidade na produção de serviços que visam atender a satisfação dos usuários. O primeiro Metrô a receber essa certificação foi o de Hong Kong.

‘Essa é mais uma ação do Metrô, integrando a diretriz de Prestação de Serviços de Qualidade do Governo do Estado de São Paulo’, enfatiza Luiz Carlos David, presidente da Companhia.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)