Transportes Metropolitanos: Metrô aprimora serviços de manutenção

Serviços realizados pela empresa reduzem custos

seg, 18/08/2003 - 16h01 | Do Portal do Governo

Para oferecer um serviço de qualidade à população, o Metrô realiza, diariamente, atividades de manutenção ao longo do sistema metroviário. Essas atividades são realizadas nos trens, nas vias, nas estações e nos diversos equipamentos.

Durante a realização dessas tarefas, na via, alguns veículos -chamados auxiliares- circulam ao longo dos trilhos, levando equipes, materiais e equipamentos. São tratores de manobras (TM), gôndolas, trem esmerilhador, socadora de via, entre outros, totalizando cerca de 90 veículos.

Esses veículos auxiliares também precisam passar por revisão, para estarem disponíveis nas horas necessárias. Entre os 11 tratores de manobra, alguns estão prestando serviços há mais de 30 anos – eles chegaram ao Metrô junto com o primeiro trem, em agosto de 1972.

Para contratar serviços de reforma e revisão de um trator de manobra o custo seria de cerca de R$ 323 mil, entre peças e mão-de-obra, e a previsão de conclusão era de cinco meses. O mesmo serviço realizado nas oficinas de manutenção da companhia, num prazo de seis meses, custou à empresa três vezes menos: R$ 100 mil, entre peças e mão-de-obra.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A