Transportes Metropolitanos: Metrô acata proposta do TST

Informação foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes

qui, 26/06/2003 - 18h43 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou, nesta quinta-feira, dia 26, que a diretoria do Metrô, após ouvir a Comissão de Política Salarial do Governo do Estado, resolveu acatar a proposta de conciliação feita pelo Ministro Francisco Fausto, do Tribunal Superior do Trabalho, para viabilizar, assim, o acordo com o sindicato da categoria e evitar novo colapso no transporte da cidade de São Paulo.

Com a proposta do Ministro Francisco Fausto, os metroviários irão receber um reajuste de 8% a partir de maio, 5% em janeiro e mais 5% em março de 2004, totalizando 18% de aumento, sobre o salário de abril de 2003. O reajuste concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho foi de 18,13%.

O presidente do Metrô,Luiz Carlos Frayze David, destacou que o novo reajuste causará um impacto de mais 6% à folha de pagamento da Companhia, passando o comprometimento da receita mensal da empresa dos atuais 67% para 73%.

A proposta do Ministro Francisco Fausto, explicou David, em três etapas, possibilitou à empresa encontrar uma solução para conceder o reajuste e garantir o pagamento, pontual, dos salários, como vem ocorrendo nos últimos 35 anos de existência da empresa.

A solução apresentada pelo ministro, acrescentou o presidente, dá ao Metrô, além disso, o tempo necessário para promover a redução nas demais contas da Companhia, no sentido de retomar seu equilíbrio financeiro, sem afetar a qualidade dos serviços prestados à população.

Havendo sucesso na conciliação do TST, o Metrô pagará a seus 8.000 funcionários, em folha complementar, a diferença de 16%, sobre o salário de abril, para cobrir o reajuste de maio e junho.

Aceitando a proposta de conciliação feita pelo Ministro Francisco Fausto, do TST, o Metrô espera que seus funcionários e o Sindicato dos Metroviários, que têm pleno conhecimento da situação financeira da Companhia, compreendam o esforço da administração em busca de uma solução para o impasse e garantam, assim, o transporte diário de 2,6 milhões de usuários, que dependem do Metrô para trabalhar.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

M.J.