Transportes Metropolitanos: Metrô abre novas frentes de trabalho nas obras da linha 2

Escavações dos túneis, sob a rua Vergueiro, já ultrapassaram 351 metros

ter, 10/08/2004 - 14h16 | Do Portal do Governo

As obras de expansão da Linha 2 (Paulista) do Metrô, que contam com recursos assegurados pelo Governo do Estado de São Paulo, ganham impulso com a abertura de novas frentes de trabalho. As escavações dos túneis, sob a rua Vergueiro, já ultrapassaram 351 metros.

Na semana passada foram iniciadas as escavações dos poços de ventilação Vila Mariana e Sepaco. Nos próximos dias serão iniciadas as obras do poço Domingos Ferreira, no bairro do Ipiranga.

‘Esses poços de ventilação estão sendo construídos em pontos estratégicos da linha e, na primeira etapa, serão utilizados como frentes de ataque às escavações dos túneis’, destaca o presidente do Metrô, Luiz Carlos David. As novas frentes da obra possibilitarão a criação de mais postos de trabalho, que na sua fase mais movimentada deverão atingir 2.400 empregos diretos e 5.000 indiretos.

O trecho Ana Rosa – Imigrantes tem 3,0 quilômetros de extensão e duas estações, Chácara Klabin e Imigrantes. Orçado em R$ 560 milhões, o empreendimento já conta com R$ 111,1 milhões assegurados para este ano pelo Governo do Estado. As negociações para a obtenção dos recursos restantes, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estão em fase adiantada.

Três Poços de Ventilação

O poço de ventilação Vila Mariana, cujas obras foram iniciadas no último dia 19, localiza-se ao lado estação Vila Mariana (linha 1-Azul), tem 14 metros de diâmetro e 27m de profundidade. No momento, técnicos realizam a prospecção do terreno para início das escavações.

Seguindo pela rua Vergueiro, sentido Ipiranga, cerca de 270 metros após a futura estação Chácara Klabin, as obras do poço Sepaco (ao lado do Hospital e Maternidade Sepaco) estão em pleno desenvolvimento. As escavações desse posto estão sendo feitas pelo método VCA (Vala a Céu Aberto).

Nos próximos dias está previsto o início de obras do poço Domingos Ferreira, que se localizará após a estação Imigrantes, que será construída em elevado, sobre a avenida Ricardo Jafet. O poço Domingos Ferreira terá 16 metros de diâmetro e 33m de profundidade. Quando estiver concluído, esse poço terá a dupla função de renovar o ar dos túneis e oferecer saída de emergência.

Com o objetivo de minimizar o impacto da obra no ambiente externo da região, o trecho Ana Rosa – Imigrantes será implantado basicamente em subterrâneo, com um pequeno trecho de 278 metros em elevado, sobre a avenida Ricardo Jafet, junto à estação Imigrantes.

‘As interferências naturais das obras, como desapropriações e alterações no trânsito das áreas de entorno vêm sendo tratadas, como é hábito do Metrô, com entendimentos com todos os segmentos da comunidade’, ressalta o diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sérgio Salvadori.

As obras da Linha 2-Verde, incluindo as dos poços de serviço, exigirão a execução de 77 ações de desapropriação. Até o final deste ano, a Companhia do Metrô deverá desembolsar R$ 27,3 milhões com desapropriações de imóveis.

Benefícios

A previsão é de que, em 2006, 35 mil novos usuários passem a utilizar o primeiro trecho, de 3,0 quilômetros (Ana Rosa – Imigrantes), da expansão da Linha 2.

Na primeira etapa do prolongamento, a Linha Paulista, que hoje presta serviço de Ana Rosa à Vila Madalena, contará com 14 trens, que circularão com intervalos de 155 segundos.

Além dos benefícios diretos com a implantação de um sistema de transporte de alta capacidade e confiabilidade, a expansão da Linha 2, antiga reivindicação da população da região Sudeste da Capital, proporcionará melhorias na qualidade de vida de quase 400 mil moradores do bairro do Ipiranga e adjacências, com acentuada valorização urbana daquela região.

A segunda etapa do projeto prevê a construção de mais 2,2 quilômetros de vias e duas estações, Ipiranga e Sacomã, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens, na extremidade da linha.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)