Transportes Metropolitanos: Metrô abre amanhã inscrições para concurso de segurança

Edital completo será publicado nesta sexta-feira, dia 4, no Diário Oficial do Estado

qui, 03/03/2005 - 18h38 | Do Portal do Governo

A partir da zero hora desta sexta-feira, dia 4, os interessados em participar do concurso que selecionará 30 novos agentes de segurança para o Metrô já encontrarão disponível no endereço eletrônico www.conesul.org a ficha de inscrição para o certame.

As inscrições deverão ser realizadas até as 24 horas do próximo dia 17, somente pela internet. Quem não possui computador poderá efetuar a sua inscrição em um dos postos de atendimento das escolas de informática da rede SOS Computadores, localizados na Capital e Grande São Paulo, durante o mesmo período.

Neste caso, porém, o horário de atendimento será feito somente de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Após preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá imprimir um boleto bancário para efetuar o pagamento da taxa do concurso, que é de R$ 8,00, dentro do prazo de vencimento, em qualquer agência bancária.
O candidato somente será considerado inscrito no certame após o recebimento, pela Fundação Conesul, da confirmação do pagamento desta taxa.

Pré-requisitos

Para concorrer a uma dessas 30 vagas, os interessados deverão ter como pré-requisitos: conclusão do ensino médio (antigo Segundo Grau), idade mínima de 21 anos e altura mínima de 1m70 para os homens e 1m65 para as mulheres.

Os aprovados trabalharão em turno fixo de 40 horas semanais, em qualquer local do Metrô para o qual for designado. O salário inicial da função é de R$ 1.239,83.

As principais atribuições dos Agentes de Segurança do Metrô são executar ações preventivas, corretivas e repressivas nas dependências da Companhia (estações, trens e terminais).

O objetivo é zelar pela segurança do usuário, patrimônio e sistema operacional, coibir ações de infratores, prestar atendimento de primeiros socorros, operar equipamentos de fluxo das estações, encaminhar ocorrências aos órgãos competentes, elaborar relatórios e boletins de ocorrência e colaborar com a polícia local.

b/>

O concurso para Agente de Segurança do Metrô terá as seguintes etapas: prova de conhecimentos teóricos, prova de títulos, checagem de pré-requisitos e comprovação de documentos, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova prática e avaliação médica admissional.

A primeira etapa deverá ser realizada no dia 10 de abril e será composta por 50 questões, na forma de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 15 de Conhecimentos Gerais.

A divulgação oficial de todas as etapas, resultados e demais comunicações referentes ao concurso será feita pelos endereços eletrônicos www.conesul.org, da Conesul e www.metro.sp.gov.br, do Metrô. Essas informações poderão ser obtidas também nas estações Sé e Paraíso do Metrô e nos jornais de grande circulação.

Os candidatos deverão comparecer ao local designado com antecedência mínima de uma hora, munidos de caneta esferográfica azul ou preta e com documento de identidade original. A prova terá duração de três horas e não será permitida a entrada após o horário fixado para o seu início.

Metrô possui 900 Agentes de Segurança

Atualmente, o quadro do Corpo de Segurança do Metrô é composto por 900 agentes. Desse total, 897 são homens e 103 mulheres.
Como não utilizam armas, os Agentes de Segurança do Metrô têm como principais aliados, para o pleno desempenho de suas atividades, o condicionamento físico adequado e vários tipos de treinamentos.

Além de uma preparação física constante, esses funcionários também recebem treinamentos de técnicas de defesa pessoal, imobilização, primeiros socorros e combate a incêndio.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa