Transportes Metropolitanos: Melhora avaliação da CPTM na opinião dos usuários

Estudo faz parte do programa Gestão Corporativa para a Prestação de Serviço do Trem Metropolitano da CPTM

seg, 12/12/2005 - 11h21 | Do Portal do Governo

O número de usuários que consideram os serviços da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ‘excelente / bom’ passou de 55%para 67%, segundo a última Pesquisa de Avaliação dos Atributos de Serviços – 2005. Os resultados servem como referência para o aprimoramento contínuo da qualidade do transporte ferroviário de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo.

Durante um determinado período, em diferentes horários de operação dos trens e estações, foram ouvidas 2.465 pessoas nas estações das seis linhas do sistema: A (Luz- Francisco Morato), D (Luz-Rio Grande da Serra), B (Julio Prestes-Itapevi), C (Osasco- Jurubatuba), E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana), o equivalente a cerca de 400 entrevistas por linha.

A melhor avaliação continua com a Linha C, aprovada por 83% dos usuários, contra 78% do estudo anterior. No entanto, o destaque foi Linha D, que era considerada ‘boa / excelente’ por apenas 41%, em 2002, e na pesquisa atual passou para 75%, segunda melhor avaliação em todo o sistema. Em terceiro lugar está o Expresso Leste (Luz-Guaianazes), com 74% de aprovação contra 68% da última aferição.

Aspectos Avaliados

Tomando como base os conceitos dos nove atributos do serviço implantados pelo modelo de gestão da companhia – Regularidade, Segurança Pública Operacional, Conforto, Confiabilidade, Segurança Operacional, Utilidade, Atendimento, Rapidez e Preço – foram avaliados pelos usuários habituais do sistema 40 diferentes aspectos do transporte oferecido à população.

O estudo faz parte de uma série de iniciativas do programa ‘Gestão Corporativa para a Prestação de Serviço do Trem Metropolitano da CPTM’, implantado em 2003 e que concentra todos os esforços da companhia no seu foco principal: oferecer viagens confiáveis e seguras aos usuários.

Perfil

A pesquisa atual confirma uma habitual predominância de usuários do sexo masculino: 57,6%, contra 42,4% do sexo feminino. Cerca de 59% dos entrevistados são jovens com idades entre 16 a 35 anos. Em relação à escolaridade, predominam usuários com Ensino Médio completo (45%). Apenas 7,4% possuem nível superior concluído.

A maioria dos usuários – 93% – utilizam os trens por motivo de trabalho, confirmando o importante papel social da CPTM no cotidiano da metrópole. Os assalariados representam 72% do total de usuários do sistema, ocorrendo maior presença destes nas linhas C e Expresso Leste. De acordo com o ‘critério Brasil para classificação sócio-econômica’, praticamente metade da amostra (48%) pertence à classe C. Em seguida, estão as classes A e B, com 31%, e D e E, com 21,1%.

Aproximadamente 70% dos usuários da companhia fazem uso de outros meios de transporte. Mais da metade – 55% – dos que fazem esta combinação utiliza o ônibus municipal, 36% o Metrô, 17% o ônibus intermunicipal e 7% recorre às lotações.

Após o conhecimento dos resultados, por meio do processo de gestão corporativa, todos os aspectos do serviço prestado à população são analisados pelas diferentes áreas da empresa, visando à incorporação nos processos e planos de ação gerenciais.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

C.C.