Transportes Metropolitanos: Linha 5 – Lilás do Metrô recebe o segundo trem

Nova linha tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano

ter, 14/05/2002 - 9h38 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 14, será entregue o segundo de um lote de oito trens que circularão na Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo. Na última semana o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, vistoriou as obras da nova linha.

Em construção desde 1998 a Linha 5 Lilás do Metrô tem inauguração prevista para o mês de setembro deste ano. O primeiro trem da nova linha chegou em fevereiro deste ano e está passando por testes dinâmicos. As demais seis composições serão entregues até o final de agosto.

Cada um dos oito trens possui seis carros, que apresentam uma série de inovações tecnológicas, entre elas: sistema sonoro-visual digitalizado de informações, mapa dinâmico da linha (mostrando a estação atual e a próxima), ar condicionado, assentos preferenciais e espaço reservado para deficientes físicos com trava para cadeira de rodas.

Atualmente, a Linha 5 está na etapa final de montagem do sistema de sinalização, que permitirá a operação automática dos trens, proporcionando intervalos de até 90 segundos. Também está sendo concluída a implantação dos sistemas de energia (rede aérea) e telecomunicação.

Além disso, as seis estações encontram-se em fase de acabamento. As obras civis, já concluídas, envolveram a construção de 7 km de vias elevadas, 1 km de vias em superfície e 850 metros em via subterrânea, além de um pátio de 550 metros para manutenção e manobras de trens, em Capão Redondo. Também já foram finalizados os trabalhos de assentamento dos trilhos ao longo da linha.

Com 9,4 quilômetros de extensão, a primeira etapa da Linha 5 ligará Capão Redondo ao Largo 13, atendendo uma demanda de cerca de 350 mil passageiros por dia.

Posteriormente será construído o segundo trecho dessa nova linha, que chegará até a Chácara Klabin (região da Vila Mariana), passando pela Estação Santa Cruz, da Linha 1 – Azul. Quando estiver concluída integralmente, a Linha 5 terá 19,8 quilômetros de extensão e 17 estações.