Transportes Metropolitanos: Linha 5 do Metrô começa a operar comercialmente

População poderá utilizar os trens a partir das 10 horas desta segunda-feira, dia 21

seg, 21/10/2002 - 8h23 | Do Portal do Governo

A Linha 5 (Lilás) do Metrô começa a operar comercialmente (das 10 às 15 horas) nesta segunda-feira, dia 21. As seis novas estações ligando o bairro Capão Redondo, localizado no extremo sul da Capital, ao Largo Treze de Maio, em Santo Amaro, foram entregues neste domingo, dia 20.

São mais 9,2 quilômetros de rede de Metrô e a possibilidade de integração com a malha ferroviária da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM). Quem pegar o Metrô em Capão Redondo poderá passar pelas estações Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi e, em seguida, fazer conexão para a Linha Osasco-Jurubatuba da CPTM, na Estação Santo Amaro. Também há a opção de seguir pela nova linha até a Estação Largo Treze.

Por intermédio da linha ferroviária Osasco-Jurubatuba, o usuário tem acesso sem custo adicional às lotações “Orca” do Estado, que se dirigem à Estação Vila Madalena do Metrô, na Linha 2 (Verde), que segue pela Avenida Paulista até a Estação Ana Rosa. São 334 quilômetros de linha férrea, sendo 59 de Metrô e 275 da CPTM.

Operação Comercial

A operação comercial da nova linha terá início nesta segunda-feira, dia 21. Os trens vão circular no horário das 10 às 15 horas. Depois, o horário será ampliado entre 9 e 16 horas e, em seguida, das 8 às 17 horas.

O prazo para que a linha passe a operar no horário normal do Metrô, ou seja, incluindo os horários de pico, vai depender de avaliações da área técnica da empresa. Essa precaução é usual em todos os países que possuem Metrô, pois os usuários precisam aos poucos ganhar afinidade com o sistema.

Leia também:

* Linha 5 do Metrô é entregue em São Paulo