Transportes Metropolitanos: Linha 4 do Metrô interessa a consórcios nacionais e internacionais

nd

qua, 06/03/2002 - 19h25 | Do Portal do Governo

Representantes de 17 consórcios do Brasil e de vários países do mundo (entre eles, França, Alemanha, Japão e Estados Unidos) participaram, na última semana, da sessão pública de recebimento e abertura de documentos de pré-qualificação para implantação da Linha 4 – Amarela do Metrô.

Essa documentação passará por uma análise até o dia 27 de março. O resultado com os nomes dos consórcios (formados por empreiteiras e fornecedores de sistemas) pré-qualificados para participarem da licitação da Linha 4 será publicado, dia 02 de abril, no Diário Oficial do Estado e em jornais brasileiros e internacionais.

Esses consórcios poderão retirar o edital até o dia 10 de abril e deverão entregar suas propostas em sessão marcada para o dia 12 de julho. A previsão é que o resultado com o nome do vencedor da concorrência pública seja divulgado no final de agosto. As obras da primeira etapa da Linha 4 devem começar até o final deste ano e ser concluídas em 2006.

A nova linha ligará o bairro da Luz ao bairro de Vila Sônia (zona Oeste), passando pela região de Pinheiros, Avenida Paulista e Consolação. Com extensão de 12,8 quilômetros e 11 estações, a linha será implantada em duas etapas. A primeira prevê a construção do trecho inteiro e de cinco estações, sendo que as outras seis serão construídas na segunda etapa.

O custo para implantação da primeira etapa é de US$ 934 milhões, que serão provenientes do Governo do Estado, por meio de financiamento do Banco Mundial – Bird e do Japan Bank for Internacional Corporation – JBic e da iniciativa privada.