Transportes Metropolitanos: Interligação subterrânea entre linhas da CPTM e do Metrô na Luz deve fic

Obra faz parte do Projeto Integração Centro

qua, 22/05/2002 - 14h09 | Do Portal do Governo

Está previsto para o mês de junho o encontro dos túneis que permitirão a comunicação subterrânea das linhas da Companhia Paulista e Trens Metropolitanos – CPTM – com a Estação do Metrô, no bairro da Luz. As obras fazem parte do Projeto Integração Centro, que deverá trazer grandes benefícios aos usuários do sistema metro-ferroviário de São Paulo, permitindo uma ligação direta, por trens, entre os terminais do Brás, Luz e Barra Funda.

Para cumprir o cronograma, as equipes da CPTM vem trabalhando diuturnamente. Na área das ruas Mauá e Casper Líbero, entorno da Estação da Luz, onde vem sendo construído um dos acessos que interligará os dois sistemas, as escavações atingiram uma profundidade de 13 metros. Naquele local, já foram removidos cerca de 18 mil metros cúbicos de terra, de um volume previsto de 30 mil metros cúbicos.

Na Praça da Luz, onde está sendo construído o acesso Pinacoteca, as paredes executadas na primeira etapa das obras já foram concretadas. Encontra-se em fase de conclusão a forma e a armação para a concretagem da laje de teto. A segunda fase das escavações do acesso Pinacoteca segue em andamento. Ali, é prevista a retirada de 4 mil metros cúbicos de terra, dos quais 1.500 já foram retirados.

Nas obras do Projeto Integração Centro, só na Estação da Luz já foram utilizados, até o momento, cerca de 5 mil metros cúbicos de concreto. A CPTM calcula que sejam gastos 21 mil metros cúbicos, volume que daria para construir um prédio de 120 andares.

No interior da gare da Estação da Luz, 60% das paredes diafragmas (paredes de contenção) já foram executadas. Os saguões I e II já receberam a preparação para a laje de cobertura, restando somente as obras de enfilagens (estruturas definitivas de suporte), da galeria de cabos de alta voltagem na plataforma central.

As escavações dos saguões que terão uma área de 1.350 metros quadrados cada, deverão ser iniciadas no mês de setembro de 2002, sendo o saguão I o primeiro a ser escavado. Naquele local será removido cerca de 35 mil metros cúbicos de terra.

Além das intervenções para a construção dos saguões, outras obras subterrâneas estão sendo realizadas no interior da gare, entre elas, a do poço de bombeamento de águas pluviais, que terá capacidade para bombear um volume de 1.400 metros cúbicos de água por segundo, além da galeria de ventilação da rua Mauá e as subfundações junto às futuras salas técnicas e operacionais, na plataforma 04.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM