Transportes Metropolitanos: Integração Luz completa um ano

Sistema teve aumento de 180% no número de passageiros

ter, 29/11/2005 - 16h07 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira [30/11], a integração subterrânea entre as linhas da CPTM e do Metrô, na Estação da Luz, completará um ano de funcionamento. Nesses 12 meses, o sistema foi utilizado por 25,6 milhões de pessoas. Do total, 12,4 milhões de usuários dos trens se dirigiram às dependências do Metrô e 13,2 milhões seguiram no sentido inverso, para embarque na ferrovia.

Por conta da praticidade e da economia para os passageiros, a movimentação geral na Estação da Luz saltou de 80 mil para 223 mil usuários por dia – aumento aproximado de 180%. Ao todo, 124 mil pessoas utilizam o sistema no fluxo CPTM-Metrô e vice-versa, mais 60 mil embarcam na estação, inserindo bilhetes nos bloqueios da ferrovia [catracas eletrônicas] e 39 mil fazem a integração interna entre as linhas da malha ferroviária.

Os números tabulados mensalmente foram crescendo de forma gradativa. Um mês após o início do serviço integrado, em dezembro de 2004, 1,8 milhão de usuários utilizaram a transferência. Em janeiro de 2005, mesmo sendo um período de menor movimento devido às férias escolares, a quantidade de usuários aumentou, ultrapassando 2 milhões. Em agosto, a companhia bateu recorde do ano, com 3 milhões, total quase que repetido em outubro, quando aferiu-se 2,9 milhões de pessoas.

Com cerca de 5 mil metros quadrados de área construída, o complexo subterrâneo da Estação da Luz é formado por dois saguões e áreas de acesso que permitem a ligação física e gratuita entre os dois modais de transporte público. Inaugurada em 30 de novembro de 2004, pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a obra faz parte do Projeto Integração Centro, da STM [Secretaria dos Transportes Metropolitanos], cuja construção ficou a cargo da CPTM.

Antes

Até novembro de 2004, as transferências gratuitas em estações da CPTM, localizadas na região central, eram feitas apenas no Brás e Barra Funda, com 106,7 mil e 84,5 mil usuários por dia, respectivamente, provenientes do Metrô rumo aos trens. Um ano depois, os registros apontam 90 mil/dia na Estação Brás e 80,2 mil/dia na Barra Funda. Isso significa que 21 mil usuários passaram a utilizar a integração na Estação da Luz.

Assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

J.C.