Transportes Metropolitanos: Grafite conta história do Brasil na Estação Ipiranga

Nova estação da CPTM será entregue oficialmente à população no próximo dia 27

qua, 15/09/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

‘O Grito do Ipiranga’, de Pedro Américo, está agora na Estação Ipiranga da Linha D (Luz-Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos). Não o quadro histórico que retrata a Independência do Brasil, mas um painel grafitado pelos artistas Os Gêmeos, Ise e Nina, baseado na obra.

A ‘nova’ Estação Ipiranga será entregue oficialmente à população no próximo dia 27, como parte do projeto ‘Estação Referência’. Em janeiro, a CPTM inaugurou a primeira, na Lapa, na Linha A (Luz-Francisco Morato). Além da modernização física, está incluído um novo modelo de gestão, voltado para elevar, cada vez mais, o padrão de qualidade da empresa.

A Ipiranga, nessa reformulação, ganhou dois painéis, localizados acima das plataformas, com 30 metros de comprimento na base e quatro metros de cada lado do prédio da estação, no ponto mais alto.

Além do mural baseado na independência, foi feito outro, com uma linguagem mais urbana, ‘um trabalho mais gráfico’, como definem Os Gêmeos. Nele, as próprias janelas do prédio da estação transformam-se nas janelas do trem espanhol da CPTM em movimento. Tudo muito colorido e bem ao estilo desses grafiteiros, reconhecidos internacionalmente, que incorporam elementos do folclore e da cultura brasileira em sua arte.

Os murais da Estação Ipiranga dão continuidade ao projeto ‘Expresso Arte’, que já coloriu a Estação Referência da Lapa e um trem da Linha B (Julio Prestes – Itapevi). No entanto, a idéia de transformar a CPTM em uma galeria de arte a céu aberto não é novidade para esses artistas. Em junho de 2003, o ‘Encontro Grapixo’, coordenado por Ise, reuniu grafiteiros do Brasil, entre eles Os Gêmeos e Nina, e exterior para colorir 120 metros de um muro na Estação Brás.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM