Transportes Metropolitanos: Furto de cabos causa incêndio em estações da CPTM

Ocorrência prejudica tráfego na Linha C do sistema

seg, 05/08/2002 - 10h18 | Do Portal do Governo

O furto de fios e cabos da rede elétrica da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por volta das 3h30 da madrugada deste domingo, dia 4, provocou estragos de grande proporção material para a empresa. A ocorrência se deu entre os quilômetros 37,15 ao 37,17, próximo à plataforma da Estação Interlagos, que fica antes da Estação Jurubatuba. Do local saem os trens que percorrem a Linha C (Jurubatuba-Osasco).

Em conseqüência de uma forte sobrecarga no sistema, a sala técnica que abriga os equipamentos de sinalização na Estação Jurubatuba foi totalmente destruída por um curto circuito seguido de incêndio. O curto-circuito se deu em cadeia destruindo também as estações Grajaú (desativada) e Interlagos (desativada), além de “tirar do ar” a subestação Cidade Dutra, de energia, localizada na mesma região de Interlagos.

Como a sinalização está afetada, a CPTM montou um esquema especial para esta segunda-feira, dia 5. Entre as Estações de Jurubatuba e Socorro, um único trem fará o percurso, ida e volta, por uma única linha, evitando o manejo manual das chaves da via (chaves que permitem as composições mudarem de uma linha para outra).

Na Estação Socorro, os passageiros com destino à Osasco trocam de trem, assim como aqueles no sentido inverso, procedentes de Osasco, que ainda seguem até Jurubatuba. Não há previsão para a situação se normalizar. A ocorrência foi registrada no 48º Distrito Policial, em Cidade Dutra.