Transportes Metropolitanos: Fórum Nacional de Transporte discute barateamento das tarifas

Evento conta com a participação do Secretário dos Transportes Metropolitanos e presidente da ANTP, Jurandir Fernandes

dom, 04/04/2004 - 12h42 | Do Portal do Governo

A qualidade e barateamento das tarifas de transporte público foi o principal tema do primeiro dia da 53ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito, promovida pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em Maceió, Alagoas, com o apoio da Prefeitura local.

O evento conta com a participação do Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado São Paulo e presidente da ANTP, Jurandir Fernandes. O Fórum é uma entidade ligada à ANTP, criado em junho de 1990, para estabelecer um canal permanente de divulgação e troca de experiências nas áreas de transporte urbano e trânsito.

O barateamento das tarifas é uma das estratégias do Movimento Nacional Pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), que tem por objetivo inserir na agenda social e econômica da Nação o transporte público, um serviço essencial, como um direito para todos, visando a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda.

‘O transporte tem que ser considerado como um elemento da cesta básica do trabalhador’, afirma Jurandir Fernandes, que também é presidente da divisão latino-americana da União Internacional de Transportes Públicos – UITP.

Para conseguir atingir esse objetivo o movimento obedece cinco eixos: mobilidade para todos, investimento permanente no transporte coletivo, barateamento das tarifas para a inclusão social, prioridade ao transporte público no trânsito e transporte público com desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. O MDT reúne um conjunto de entidades e instituições do setor de transportes.

Uma das reivindicações do MDT na luta pelo barateamento no preço das passagens é a redução nos custos de energia elétrica. O Metrô de São Paulo gasta, anualmente, R$ 70 milhões com energia. Se não fosse cobrado um valor mais caro da energia durante o horário de pico, esse custo teria uma redução média de 50%, gerando um impacto no preço da tarifa.

Homenagem

Durante sua participação da reunião do Fórum, Jurandir Fernandes foi homenageado pela Prefeitura de Maceió, recebendo um troféu que é uma réplica de um poste de iluminação francês, de alumínio reciclado. Os verdadeiros postes estão no bairro de Jaraguá, revitalizado recentemente. Essa homenagem normalmente é dada às autoridades que fazem trabalhos relevantes para a cidade. O presidente da ANTP ganhou o troféu em função do seu empenho para que o evento fosse realizado naquela cidade.

Também estão participando do evento o Governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, a Prefeita de Maceió, Katia Born, o Prefeito de Maceió (em exercício) Alberto de Mendonça Cavalcante, o Secretário Nacional de Transporte e de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Carlos Xavier (Grafite), o Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió, Francisco Beltrão, o Coordenador da Frente Parlamentar de Transporte Público, Deputado Federal Jackson Barreto, o Coordenador da Frente Parlamentar de Trânsito, Deputado Federal Beto Albuquerque, o Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito, Ricardo Mendanha Ladeira, o Diretor Executivo da ANTP, Nazareno Stanislau Affonso, e o Superintendente da CBTU de Alagoas, Adeilson Bezerra.