Transportes Metropolitanos: Fiscais da EMTU/SP passam por treinamento

Começou nesta semana o treinamento dos agentes de fiscalização do sistema intermunicipal de ônibus

qui, 22/09/2005 - 12h07 | Do Portal do Governo

Os 135 empregados que serão treinados, na unidade de São Bernardo do Campo, exercem várias funções ligadas à fiscalização nas três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Baixada Santista). Desse total, 19 foram contratados recentemente para atuar na Região Metropolitana de São Paulo.

Os agentes serão divididos em cinco turmas e o curso, de cinco dias, trata de vários aspectos desta atividade como perfil profissional e conduta do Agente de Fiscalização, legislação de transporte, preenchimento de formulários, trabalho em equipe, liderança, relacionamento interpessoal, entre outros.

Balanço

A EMTU/SP realizou, durante os seis primeiros meses deste ano, 20 mil inspeções de frota nos ônibus que fazem parte dos sistemas de Fretamento e Regular das três regiões metropolitanas, incluindo os microônibus do sistema ORCA (Operador Regional de Coletivo Autônomo) que atuam nas Regiões

Metropolitanas de São Paulo (RMSP) e Campinas (RMC). Nas inspeções de frota, os técnicos avaliam nos veículos mais de 390 itens relacionados à segurança, manutenção, equipamentos, conforto e conservação. A avaliação é feita quando o carro está na garagem da empresa. A regularidade da inspeção da frota varia de acordo com o resultado da última. Se constatadas muitas irregularidades em uma determinada operadora, a periodicidade das inspeções será menor. As três Regiões Metropolitanas somam cerca 15 mil veículos que operam os serviços comum, seletivo e de fretamento.

Fiscalização de campo

Durante as fiscalizações de campo, os agentes da EMTU/SP avaliam as condições de higiene e limpeza dos veículos, o cumprimento da programação estabelecida por parte da operadora, além do acompanhamento do nível de serviço prestado, verificando durante a operação da linha, se a frota programada está de acordo com o número de passageiros transportados diariamente. Na RMC, a EMTU/SP realizou fiscalização de campo em mais de 11 mil veículos. Na RMSP em torno de sete mil e na Baixada Santista cerca de 5 mil. Durante esse período foram aplicadas mais de 9.600 multas.

Para coibir o transporte clandestino, a EMTU/SP apreendeu, no primeiro semestre deste ano, cerca de 400 veículos atuando irregularmente na modalidade comum, de fretamento e no sistema ORCA.

Da Assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

J.C.