Transportes Metropolitanos: Férias no Metrô de São Paulo

Confira as atrações

qui, 10/07/2003 - 14h17 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo oferece a programação cultural para este fim de semana, dias12 e 13 de julho, visando principalmente os jovens em período de férias escolares.

Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Liberdade tem a Vitrine de Ikebana. Plantas transportadas para o vaso transmitem a paz e a beleza da natureza em uma de suas quatro estações.

Na estação Paraíso a mostra ‘Metrô: 35 anos de Responsabilidade Social – Levando Você a Uma Vida Melhor’ reafirma que a responsabilidade social das empresas é um dos consensos mundiais nos últimos anos e mostra o empenho do Metrô com esse compromisso. A estação Santana expõe a instalação interativa e bem humorada ‘O Caminho para a Paz’, concebida pelo psicólogo João R. Vieira, que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz.

Na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), a exposição do fotógrafo Marcos Hurodovich, ‘Expedição Polar’, pode ser vista na estação Ana Rosa. Ela é composta por 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.

A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas.

Rubens Cavalcanti é um dos destaques da linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda). Na estação Sé, é possível apreciar a série de pinturas do artista, denominada ‘Guerreiras’, que é uma homenagem à mulher de todos os tempos. As figuras retratadas simbolizam a firmeza e a perseverança com que lutam por seus ideais.

Na estação Santa Cecília, as esculturas em pedra, de Jofe Santos, expressam sentimentos que podem ser percebidos pelo espectador.

‘As ações culturais do Metrô de São Paulo são uma contribuição à cidade. Pela sua diversidade de estilos e gêneros são obrigatórias para os que residem na Capital, e para os que estão de passagem e querem conhecer a produção artística dos mais importantes nomes da arte’, ressalta Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos.

Conheça São Paulo a Cada Estação

Deslocando-se pela cidade de Metrô é possível chegar, rapidamente, a Museus, Teatros, Parques ou Cinemas. Na linha 1, uma boa opção é o Centro Cultural Banco do Brasil, na rua Álvares Penteado, 112, próximo à estação São Bento. O prédio, em estilo neo-clássico, abriga espaço expositivo, livraria, cyber-espaço, café, teatro auditório e salas de cinema. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 12 às 20 horas.

O Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, funciona diariamente, das 5 às 24 horas. Ele pode ser acessado pela linha 2, descendo-se na estação Brigadeiro e integrando-se a um ônibus.

A estação Anhangabaú, na linha 3, é uma boa opção. Próximo a ela, na rua Dr. Falcão Filho, 56, fica o Edifício Francisco Matarazzo (Banespa), que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Formado por mais de 300 espécies de plantas (algumas com até 20 m de altura), esse jardim fica no 14º andar do edifício Francisco Matarazzo, conhecido como Banespinha. É circundado por uma varanda de onde se vê boa parte do Centro.

Acervo de Obras Permanentes

O acervo cultural do Metrô, permanentemente exposto nas estações, tem cerca de 100 obras, de vários artistas reconhecidos. Conhecer as obras expostas também é uma boa opção. Na linha 1, na estação São Bento, é possível apreciar as obras de Maurício Nogueira Lima e Odiléia Toscano.

Na linha 2, em Ana Rosa, os artistas presentes são Luiz Gonzaga de Mello Gomes, Lygia Reinach e Glauco Pinto de Moraes, com as obras ‘A Sagração da Primavera’, ‘Figuras’ e ‘Engates Laterais’, respectivamente.

Bem próximo ao centro velho, que também vale a pena ser conhecido, está a estação Pedro II, na linha 3. Lá é possível apreciar a escultura ‘Figuras Entrelaçadas’, de Antonio Cordeiro.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

M.J.