Transportes Metropolitanos: Expresso Leste da CPTM será estendido até Suzano

Medida faz parte do projeto de modernização de toda a malha ferroviária

sáb, 24/05/2003 - 15h28 | Do Portal do Governo

O Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente funciona entre as estações Brás e Guaianazes, deverá chegar até 2006 no município de Suzano. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ontem, dia 23.

Com 27 km de extensão, o Expresso Leste é operado por trens espanhóis, que, além de ser confortáveis, são dotados de ar condicionado e música ambiente. A estimativa de custo para ampliar esse serviço até Suzano é de cerca de R$ 800 milhões. ‘O Governo do Estado está se empenhando na obtenção dos recursos para implantar o projeto’, afirma Jurandir Fernandes.

Segundo o Secretário, para colocar esse projeto em prática, será preciso aumentar o número de trens, modernizar estações e sistema de sinalização, bem como implantar mais subestações elétricas para ampliar a capacidade do sistema de energia e construir mais pátios de manutenção. O estudo prevê também a construção de mais duas vias entre as estações de Calmon Viana e Suzano, oferecendo mais alternativas de viagens, pela linha F, que tem hoje a Estação Calmon Viana como estação terminal.

Modernização do sistema

O programa de modernização das linhas A, B, D e F da CPTM proporcionará condições de infra-estrutura para operação de trens com intervalos regulares de até 6 minutos em 2006, permitindo um acréscimo na demanda de mais um milhão de passageiros por dia. O programa prevê também a recuperação e construção de estações.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(AM)