Transportes Metropolitanos: Expresso Leste da CPTM será estendido até Suzano

A medida foi anunciada pelo secretário Jurandir Fernandes

sex, 23/05/2003 - 18h19 | Do Portal do Governo

O Expresso Leste da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente funciona entre as estações Brás e Guaianazes, deve chegar, até 2006, ao município de Suzano.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante visita realizada nesta sexta-feira, dia 23, às Linhas E (Brás – Mogi das Cruzes) e F (Brás – Calmon Viana).

Com 27 quilômetros de extensão, o Expresso Leste é operado por trens espanhóis, que, além de ser confortáveis, possuem ar condicionado e música ambiente. A estimativa de custo para ampliar esse serviço até Suzano é de cerca de R$ 800 milhões. ‘O Governo do Estado está se empenhando na obtenção dos recursos para implantar o projeto’, afirma Jurandir Fernandes.

Segundo o Secretário, para colocar esse projeto em prática, será preciso aumentar o número de trens, modernizar estações e sistema de sinalização, bem como implantar mais subestações elétricas para ampliar a capacidade do sistema de energia e construir mais pátios de manutenção. O estudo prevê também a construção de mais duas vias entre as estações de Calmon Viana e Suzano, oferecendo mais alternativas de viagens, pela linha F, que tem hoje a Estação Calmon Viana como estação terminal.

Modernização do sistema

Essa é a segunda visita técnica do Secretário às linhas da CPTM. A primeira foi realizada no último dia 16, às Linhas A e B. As inspeções tem como objetivo verificar as condições das linhas e estações, para saber quais as melhorias necessárias, tendo em vista a futura modernização, a exemplo do que foi feito na Linha C (Osasco – Jurubatuba) e no Expresso Leste (Brás – Guaianazes).

O programa de modernização das linhas A, B, D e F da CPTM proporcionará condições de infra-estrutura para operação de trens com intervalos regulares de até 6 minutos em 2006, permitindo um acréscimo na demanda de mais 1 milhão de passageiros por dia. O programa prevê também a recuperação e construção de estações.

Assessoria de imprensa de Transportes Metropolitanos
C.A