Transportes Metropolitanos: Estado libera R$ 154 milhões para obras no Metrô e CPTM

Obras irão possibilitar ganhos de desempenho, segurança e conforto

ter, 18/11/2003 - 15h40 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado firmou um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a liberação de R$ 154 milhões, que serão aplicados em obras de melhorias no Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), informou Jurandir Fernandes, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos. O convênio foi assinado na última quinta-feira, dia 6.

A expectativa, ressalta Luiz Carlos David, presidente do Metrô, é de que com a conclusão destas obras, o Metrô obtenha ganhos de desempenho, segurança e conforto que serão imediatamente percebidos pelas 2,6 milhões de pessoas que circulam diariamente pelo sistema.

Ventilação e bem-estar na ‘Linha Paulista’

O presidente do Metrô destaca, no conjunto de obras deste contrato, a implantação do sistema de ventilação principal nas estações da Linha 2-Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), a ‘linha Paulista’. ‘São iniciativas que certamente irão gerar impactos muito positivos no bem-estar dos usuários, já que significam um novo padrão de conforto nas estações Ana Rosa, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação e Clínicas’.

Os equipamentos a serem instalados são ventiladores de grande potência, com mais de dois metros de diâmetro. Além de realizar a renovação do ar de toda a área interna das estações e túneis, esses equipamentos estão capacitados para fazer a exaustão de fumaça, numa eventual emergência. Este sistema de ventilação vai incorporar modernos equipamentos de controle propiciando a regulação adequada do fluxo de ar nas estações e menor consumo de energia.

Deverão ser instalados também ventiladores reversíveis (que funcionam também como exaustores) em seis poços de circulação de ar localizados ao longo do eixo das avenidas Paulista e Dr. Arnaldo.

Outra obra significativa para a melhoria das condições de conforto dos usuários da ‘linha Paulista’ (que foi inaugurada em 1991 e transporta atualmente cerca de 300 mil passageiros/dia) será a complementação dos trabalhos de correção de infiltração de água, eliminando as goteiras, nas plataformas da estação Vila Madalena.

O trecho Santana – Jardim São Paulo, da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi, que tem demanda diária de 1.127.000 passageiros/dia) também ganhará melhorias no sistema de ventilação principal dos túneis, beneficiando o nível de conforto dos usuários e funcionários.

Modernização de sistemas operacionais do Metrô

Para eliminar transtornos operacionais, provocados por retenção de trens nas plataformas e incidentes com usuários, o Metrô está modernizando o sistema de portas dos trens que servem a Linha 1-Azul.

Após quase 30 anos de funcionamento, o sistema de alimentação elétrica do trecho Jabaquara-Santana, na Linha 1-Azul, passará por processo de modernização, com modificações nos equipamentos vitais instalados nas estações e vias.

O Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô também incorporará modernizações tecnológicas, com a implantação de novas funções de controle que permitirão uma melhor regulação na circulação de trens. Ainda no CCO, será instalado um novo sistema de detecção de incêndio.

Para eliminar transtornos operacionais, provocados por retenção de trens nas plataformas e incidentes com usuários, o Metrô está modernizando o sistema de portas dos trens que servem a Linha 1 (a frota que opera nas linhas 2, 3 e 5 já está atualizada).

Obras do Metrô para o Expresso Leste da CPTM

Construída pelo Metrô e incorporada ao Expresso Leste da CPTM, a extensão Artur Alvim – Guaianazes, com 8,1 quilômetros e três estações (Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes), receberá a segunda fase do seu sistema de sinalização, que permitirá reduzir o intervalo entre trens para três minutos.

A área de entorno da estação Guainazes deverá receber uma série de obras de melhorias urbanas. O Metrô fará a duplicação de 700 metros da avenida Salvador Gianetti, a construção de 370 metros de muro de arrimo, a construção de duas alças de acesso no viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno e a complementação das obras da galeria de águas pluviais da rua Belmiro Valverde, que passará sob os trilhos da linha férrea da CPTM.

Departamento de Imprensa do Metrô
C.A.