Transportes Metropolitanos: Estado avança na implantação de duas linhas do Metrô

Informação foi dada pelo secretário Jurandir Fernandes, após reunião com a direção do Metrô

ter, 13/04/2004 - 18h43 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado avança com a implantação, simultânea, de duas linhas do Metrô na cidade de São Paulo, informou o secretário dos Transportes Metropolitanis, Jurandir Fernandes, após reunião com a direção da Companhia do Metropolitano de São Paulo, na última segunda-feira, dia 12.

Fernandes acrescentou que o Estado investirá, até dezembro deste ano, cerca de R$ 672 milhões nas obras da Linha 2, entre Ana Rosa e Imigrantes e no início da implantação da Linha 4, entre a Vila Sônia e a Estação da Luz, além de obras de melhoria das linhas existentes.

Conhecida como Linha Paulista, a Linha 2 será acrescida de mais três quilômetros de vias operacionais e duas estações (Chácara Klabin e Imigrantes), na primeira fase, até 2006. A obra é subterrânea e está sendo executada a partir de um poço de serviço existente no canteiro central da rua Vergueiro.

Na fase seguinte, a Linha 2 seguirá rumo às estações Ipiranga e Sacomã, em direção à Vila Prudente, explicou Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

As obras da Linha 2, que tiveram início dia 31 de março de 2004, estão em pleno desenvolvimento. Na próxima semana começa a perfuração do solo e a implantação de 21 colunas horizontais de cimento, de 50 centímetros de diâmetro por 15 metros de comprimento, sobre o local onde será escavado o túnel da via 1, rumo à estação Chácara Klabin.

A instalação das 21 colunas horizontais, que servirão para escorar o teto da boca do túnel, será concluída até o próximo sábado, dia 24, quando deverá ter início o rompimento das paredes do poço de serviço e, em seguida, a escavação do primeiro túnel de 928 metros, na direção da estação Chácara Klabin.

Para possibilitar o início da construção da estação Imigrantes, junto à avenida Ricardo Jafet, o Metrô já ajuizou quatro ações de desapropriação de imóveis na região.

Início da Linha 4 (Vila Sônia-Luz)

Para a construção da Linha 4, entre Vila Sônia e Luz, no centro da cidade, o Metrô começou os preparativos para o início das obras, ainda neste semestre, de forma a permitir que toda a extensão da nova linha seja atacada com diversas frentes de trabalho, ao longo dos 12,8 quilômetros, esclarece o presidente do Metrô.

Em área próxima ao Parque Vila Lobos, as empreiteiras contratadas para a execução dos túneis e das primeiras cinco estações da Linha 4 (Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz) finalizam a implantação de um canteiro de obras, escritórios e alojamento para os operários.

As obras de implantação da Linha 4 do Metrô vão ser aceleradas progressivamente e, já em 2005, irão gerar cerca de 30 mil postos de trabalho nos setores da construção civil, fabricação de equipamentos, montagem.

A Linha 4, conhecida como Linha da Integração, cruza a Linha ‘C’ da CPTM, na Marginal Pinheiros, e três linhas do Metrô: Paulista, Itaquera-Barra Funda e Jabaquara-Tucuruvi.

Para que a obra seja atacada em diversas frentes, de um total de 232 ações de desapropriação, o Metrô já ajuizou 129 ações e efetuou o depósito de 80% do valor dos imóveis, o que representa 50% de todas as desapropriações necessárias para a construção da nova linha.

‘Super Tatuzão’

Paralelamente, o Metrô e as empresas contratadas para a construção da linha ultimam os estudos para definir a compra de uma nova máquina ‘shield’, batizada de ‘super tatuzão’. Ao contrário das demais linhas do Metrô, onde o ‘tatuzão’ construía um túnel único, a nova máquina caminhará no subsolo de São Paulo perfurando um grande túnel que abrigará as duas vias. O novo ‘super-tatuzão’ (que requer 12 meses para sua fabricação, no exterior) deverá desembarquar em São Paulo no segundo semestre do ano que vem.

Embora as obras da Linha 4 ainda não sejam visíveis para a população, o governador Alckmin já investiu nos últimos 15 meses R$ 82 milhões neste empreendimento e, até dezembro, deverá empregar mais R$ 361 milhões na escavação dos túneis e das estações.

Como disse o governador, ampliar o Metrô de São Paulo significa um investimento em transporte de alta capacidade, aprovado por 93% da população, um ganho significativo na qualidade de vida dos paulistanos, menos congestionamentos e poluição, mais saúde para as pessoas, acrescentou o secretário Jurandir Fernandes.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô