Transportes Metropolitanos: Estado assina contrato com o BNDES no valor R$ 154 milhões

Recurso será utilizado em intervenções nas Linhas E e F, da CPTM, e obras na estação Vila Madalena, do Metrô

seg, 10/11/2003 - 12h46 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo assinou na última quinta-feira, dia 6, contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), no valor de R$ 154,1 milhões (data base de 4/9/2003), destinados aos sistemas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô de São Paulo, empresas vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Entre as intervenções previstas na CPTM, destaca-se a recapacitação dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação das linhas E (Brás – Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

Fazem parte dessas intervenções a modernização e recuperação de subestações de energia elétrica, incluindo a substituição e instalação de equipamentos e a duplicação de circuito de alimentação no trecho entre as estações de Brás e Tatuapé e entre Calmon Viana e Guaianazes.

Entre as estações Brás e Itaquera e em toda a extensão da Linha F, estão previstas a implantação de sinalização automática e a instalação de equipamento (compatível com a sinalização) nos trens.

Com relação às melhorias na parte de telecomunicação, na Linha E e na Linha F, haverá a implantação de sistema de transmissão, por fibra ótica, vídeo e dados e cronometria para as estações, proporcionando melhores condições operacionais.

Os investimentos ajudarão a diminuir o número de falhas operacionais, evitando conseqüentemente interrupções na circulação dos trens.

Outra parte dos recursos será destinada à conclusão de uma etapa do plano de recuperação de trens, permitindo a incorporação de mais cinco trens reformados e modernizados à frota. As composições circularão na Linha A (Brás – Francisco Morato) e possibilitarão a redução do intervalo entre trens dos atuais 9 minutos para 7 minutos, nos horários de pico. Além disso, a reforma dos trens permitirá maior segurança e conforto aos usuários.

Investimentos no Metrô

Parte dos recursos destinados ao Metrô será aplicada na complementação de sistemas no trecho entre as estações Itaquera e Guaianazes, que foi construído pelo Metrô e atualmente faz parte do Expresso Leste da CPTM. Também está prevista a urbanização do entorno da estação Guaianazes, para sanar problemas de enchente na região.

Com esses recursos, o Metrô também realizará obras complementares e conclusão de sistemas no trecho entre Santana e Tucuruvi, da Linha 1 – Azul, bem como a correção do problema de infiltração da estação Vila Madalena da Linha 2 – Verde, e a instalação de equipamento de ventilação na mesma linha.

Os equipamentos a serem instalados nas estações da Linha 2 – Verde são ventiladores de grande potência com capacidade para realizar 20 renovações de ar/hora, numa área de cerca de 3.500 m², que inclui as plataformas e o mezanino da estação.

Além de realizar a renovação de ar de todo o ambiente, esses equipamentos têm capacidade para fazer a exaustão de fumaça. Além disso, está prevista a instalação de ventiladores em poços de circulação de ar, localizados ao longo da linha. A verba prevê, ainda, modificações no sistema de alimentação elétrica da Linha 1 – Azul, e modernização do Centro de Controle Operacional – CCO.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos