Transportes Metropolitanos: Estado apresenta projetos futuros para a região da Lapa

Estão previstas melhorias nas linhas da CPTM que passam pela região e construção de novas linhas de Metrô

qui, 29/09/2005 - 12h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos apresentou, nesta quarta-feira, dia 28, os projetos de transportes para a região da Lapa nos horizontes de 2010 e 2020. Organizado pelo vereador Ricardo Montoro, a apresentação foi realizada pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, Renato Viégas, e pelo Chefe do Departamento de Projetos e Pesquisas da EMTU, Amauri Infanti.

Os projetos fazem parte do Plano Integrado de Transportes Urbanos – Pitu, que inclui investimentos para os três sistemas da rede metropolitana de transporte: Metrô (Cia. do Metropolitano de São Paulo), trens da CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

No horizonte de 2010, um dos projetos que irá beneficiar os moradores da região da Lapa – conhecido como “Inserção Urbana do Trecho Lapa-Barra Funda” (4 km), prevê a aproximação das vias da linha B (Júlio Prestes-Itapevi), na altura da estação da Lapa, em relação à faixa da Linha A (Luz-Francisco Morato).

A implantação do projeto permitirá a conquista para a cidade de cerca de 125 mil m2 e a interligação de importantes vias atualmente seccionadas, como a rua do Curtume, av. Santa marina e rua Ribeiro da Silva. Desta forma, também será possível unificar as estações Lapa da Linha A e Lapa da Linha B. A unificação das duas estações deverá melhorar o acesso e embarque de usuários, além de possibilitar a integração entre a Linha A e a Linha B.

No sistema de ônibus intermunicipais da EMTU, o plano inclui um estudo de reorganização das linhas metropolitanas que circulam na sub-região Oeste, abrangendo o bairro da Lapa. O estudo tem como principais objetivos priorizar o transporte coletivo, reduzir o tempo de viagem nos corredores, compatibilizar a oferta e a demanda, racionalizar a rede de transporte, promover a integração metropolitana (envolvendo os sistemas municipais de ônibus, os trens da CPTM e o Metrô).

Duas novas linhas de Metrô

Com relação ao Metrô, o Pitu prevê duas novas linhas que irão beneficiar a região da Lapa. Um delas, com cerca de 20 km, interligará a Av. Corifeu de Azevedo Marques à estação Bresser (da Linha 3 Vermelha, já existente), passando pelo bairro da Lapa. Essa linha deverá ter 18 estações: Corifeu, Politécnica, Jaguaré-Villa Lobos, Boaçaba, Cerro Cora, Pio XI, Lapa, Santa Marina, Limão, Casa Verde, Brás Leme, Anhembi, Tietê, Center Norte, Vila Guilherme, Catumbi, Celso Garcia e Bresser.

A outra linha de Metrô que beneficiará a região terá 18 km e 19 estações, ligando Freguesia do Ó e Oratório. As estações previstas são: Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Turiassú, Puc, Pacaembu, Angélica, Mackenzie, Bixiga, Treze de Maio, São Joaquim, Aclimação, Lins de Vasconcelos, Ricardo Jafet, Bom Pastor, Ipiranga, Vila Prudente, Vila Alpina e Oratório.

Transporte público, prioridade do Estado

Durante a apresentação, o Secretário Jurandir Fernandes ressaltou que a área de transporte público de passageiros está entre as prioridades desde 1995 e que o Governo do Estado vem acelerando ainda mais os investimentos. “Somando os investimentos previstos até 2010 para as redes do Metrô e da CPTM, os recursos alcançam a casa dos US$ 4,5 bilhões”, ressalta Fernandes.

“A expansão do Metrô já está a pleno vapor. Pela primeira vez na história, temos obras em andamento em duas linhas: a extensão da Linha 2 – Verde, da estação Ana Rosa até o Ipiranga, e a construção da Linha 4 – Amarela, ligando Vila Sônia à estação da Luz”, afirmou. Também está previsto o segundo trecho da Linha 5 – Lilás (do Largo Treze até a Vila Mariana). Desta forma, até 2010, o Metrô ganhará 30 km de linhas e 25 novas estações.

No caso da CPTM, o objetivo é dar continuidade à modernização da malha, por meio da aquisição e recuperação de trens, elevando a frota de 349 para 450 composições, reforma e construção de estações, ampliação do sistema de energia e requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização. Com essas melhorias, o sistema poderá operar com intervalos de 3 minutos, permitindo aumentar a demanda diária dos atuais 1,2 milhão para 3 milhões de usuários.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

C.C.