Transportes Metropolitanos: Estado apóia pós-graduação em Tecnologia Metroferroviária

Em sua segunda edição, curso ministrado pela Poli-USP tem participação de funcionários da CPTM e do Metrô

sex, 29/07/2005 - 12h54 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e suas empresas, CPTM e Metrô, vem contribuindo significativamente para a formação de mão-de-obra especializada no segmento metroferroviário. As duas empresas participam novamente este ano, da segunda edição do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Metroferroviária, ministrado pela Poli – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e do seu Programa de Educação Continuada em Engenharia – Pece.

As aulas começaram ontem (28/7) e para esta segunda turma (com 12 funcionários da CPTM e 15 profissionais do Metrô) foram feitos ajustes nos conteúdos programáticos e também incluídos temas importantes como o Planejamento Operacional e Gerenciamento da Manutenção, que direcionaram ainda mais o foco do curso para os principais problemas e preocupações tecnológicas enfrentados atualmente pelas empresas.

“Há tempos foi identificada a necessidade de formar uma nova safra de engenheiros que deverão substituir os que, proximamente, se aposentarão e que ocupam hoje posições vitais em áreas de projeto, manutenção e operação no maior sistema ferroviário do país” informou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, presente na abertura do curso.

Além dos conhecimentos adquiridos pelos participantes que, naturalmente, revertem em imediato benefício para as empresas de origem, os trabalhos de conclusão, sob a supervisão de professores doutores da POLI, são também de grande proveito para as empresas, produzindo significativa melhoria no desempenho e segurança dos sistemas, agilização de prazos e economia de recursos.

Os temas dos trabalhos são escolhidos após um amplo debate envolvendo os professores, os alunos e representantes da empresa – o Comitê Técnico, cujo papel é de guardião do grupo, empenhando-se para tirar o máximo de aproveitamento do curso, garantindo a conexão entre a teoria e a prática.

O curso tem duração de 18 meses, divididos em 450 horas de aulas (15 módulos) e muitas outras de estudo, pesquisa e trabalhos de grupo.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Assessoria de Imprensa

(RK)